Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Escola de Lutas José Aldo comemora sucesso na comunidade da Maré

 16/03/2018 - 11:33h - Atualizado em 16/03/2018 - 19:40h

Projeto da Seelje, que beneficia cerca de 700 alunos, é renovado por mais um ano


 

Alunos e professores celebram a renovação da parceria da Seelje com o campeão do UFC, Jose Aldo Jr., padrinho da escolinha / Fotos: Rogério Santana

 

Já são quase três anos de golpes, chutes e dedicação às artes marciais. Desde a implantação, em maio de 2015, a Escola de Lutas José Aldo tem alcançado números que demonstram o sucesso do projeto, que funciona no Conjunto Esperança, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. E, para a alegria dos cerca de 700 alunos, nesta sexta-feira (16/03), foi celebrada a renovação da parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) com o lutador de MMA e astro do UFC, José Aldo Júnior.
 

- A história de superação do José Aldo é inspiradora. Por isso, ter ídolos como parceiros dos projetos da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude é motivador para crianças e jovens, que veem exemplos reais de como o esporte é um instrumento para transformar vidas. Renovar a parceria é reconhecer a importância do trabalho realizado pelos professores e, principalmente, investir em novas trajetórias de vida – comemorou o secretário Thiago Pampolha.
 

Quatro modalidades de artes marciais são ofertadas no projeto aos alunos - Jiu-Jistu, Judô, Boxe e Luta Olímpica, que têm idades entre oito e 17 anos. Ao todo, sete profissionais se dividem nas tarefas – quatro professores de lutas, dois montadores de tatames e um coordenador. A iniciativa também contempla o material esportivo, como tatames, quimonos e luvas, e está sob a direção de André Pederneiras, técnico que revelou Aldo, enquanto a coordenação é de Daniel Piratiev Alvarez, treinador de luta olímpica da Seleção Brasileira.
 

Além da prática esportiva, valores como a disciplina e o respeito mútuo são transmitidos através das artes marciais. E, novas portas se abrem quando é oferecida aos alunos a oportunidade de conhecer mais de perto o mundo do combate saudável e os cuidados com o corpo.
 

- Atualmente, judô é a modalidade com o maior número de alunos, com quase 400 matriculados. O projeto, desde o início, sempre fez muito sucesso. Havia crianças que não sabiam nem dar uma cambalhota e hoje, já são faixas verde e laranja – contou Rodrigo Antunes, de 42 anos, professor e faixa preta de judô.
 

José Aldo é natural de Manaus, mas foi no Rio de Janeiro que deu os primeiros golpes da carreira. O lutador, que morou na academia onde treinava em uma comunidade carioca, sabe a força dos projetos sociais para crianças e jovens. A jovem Paloma de Oliveira, de 15 anos, é um dos exemplos do poder do esporte. Moradora da Maré, a adolescente nunca havia tido contato com nenhuma arte marcial, além de uma personalidade introspectiva quando começou a frequentar as aulas.
 

- Minha mãe sempre me incentivou a praticar esporte por causa da saúde. Fazia natação quando começou o projeto do Aldo na comunidade. Inicialmente, fiz luta olímpica, mas mudei para o judô, que me encantou. Mas eu era muito fechada e não falava com ninguém – revelou Paloma, que descreve como se tornou auxiliar do professor Rodrigo:
 

- Aos poucos, fui pegando confiança em mim mesma. Tive muita ajuda do professor, que conversa muito conosco. Hoje, sou vista como exemplo para os alunos mais novos porque me tornei uma ajudante durante as aulas. Converso com eles e os incentivo durante as lutas. O judô não vai sair mais da minha vida, onde pretendo chegar à faixa preta e dar aulas –finalizou a jovem.
 

Plataforma de artes marciais
 

A Escola de Lutas José Aldo faz parte do projeto de iniciação esportiva da pasta, que fomenta o esporte de base. No âmbito das artes marciais, também são parceiros da Seelje os Irmãos Nogueira, que mantém uma escolinha com seis núcleos em comunidades do Rio, além de Anderson Silva, padrinho do octógono do Complexo Esportivo da Rocinha, onde também funciona uma escola de lutas. 


  • Fotos

  • Escola de Lutas José Aldo

    3 fotos | 16/03/2018

    Escola de Lutas José Aldo



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________