Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Centro de Referência da Juventude do Alemão oferece curso de fotografia

 02/03/2018 - 10:42h - Atualizado em 02/03/2018 - 11:04h

Com três meses de duração e uma turma exclusiva para crianças, oficina abre portas para o mercado de trabalho



Localizado na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, o CRJ oferece curso de fotografia gratuito / Fotos: Hyago Matheus

 

Registrar momentos importantes e guardá-los como recordação. Este é um dos princípios da fotografia, uma das oficinas oferecidas no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Complexo do Alemão, espaço da Superintendência da Juventude vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O responsável pelas aulas é o projeto ‘Olhar Complexo’, do fotógrafo Bruno Itan, morador da comunidade e idealizador da iniciativa. As aulas da edição deste ano começam na próxima terça-feira (06/3) e ainda há vagas para as três turmas, uma delas voltada somente para crianças, a partir dos 5 anos.
 

- Os Centros de Referência da Juventude, além de serem um importante espaço de socialização dos jovens dos territórios mais populares do estado, também cumprem o papel de levar, através de atividades esportivas, culturais e qualificação profissional, a ampliação do repertório de oportunidades. Isso possibilita ao jovem a construção de uma trajetória própria, o resgate da autoestima e ainda, a busca pela a emancipação e pelo empoderamento – destacou a Superintendente de Políticas de Juventude da Seelje, Jéssica Ohana.
 

O curso, que tem duração de três meses, ensina os fundamentos básicos da fotografia e busca trabalhar com as percepções pessoais de cada aluno sobre a realidade que vive, além de promover a cultura e a arte entre os moradores do Alemão. De acordo com Bruno Itan, na primeira edição, em 2017, a oficina formou 30 adultos e 15 crianças.
 

- Nosso objetivo é disseminar e fomentar a cultura da fotografia dentro do Complexo do Alemão, através de palestras com fotógrafos importantes do cenário nacional, oficinas e exposições fotográficas. Uma boa fotografia não depende somente de equipamentos e sim, do olhar apurado do profissional – explicou Bruno, que atua como fotógrafo desde 2007.
 

Portas abertas para o mercado de trabalho
 

Foi através do curso de fotografia no CRJ Alemão que Hyago Matheus, de 20 anos, ingressou neste mercado de trabalho. Morador da comunidade, ele já conhecia o trabalho de Bruno, o que o motivou a conhecer mais sobre o ofício de fotógrafo.
 



Com o objetivo de disseminar a fotografia entre os moradores da comunidade, o curso é ministrado por Bruno Itan, do projeto "Olhar Complexo"

 

- Entrei já na metade das aulas, mas me esforcei para buscar o conteúdo e, ao final, comprei meu primeiro equipamento. Logo depois, tive uma oportunidade de trabalho em um escritório de fotografia. Hoje, atuo como free lancer e já fotografei casamentos, aniversários e chás de bebês. Em média, em uma diária, consigo ganhar até 200 reais – contou Hyago, que pretende fazer novamente a edição deste ano do ‘Olhar Complexo’ para buscar atualizações.
 

- Quero fazer de novo o curso, pois é sempre bom saber o que há de novo no mercado. O interessante da fotografia é o detalhe. Nas minhas fotos, gosto de registrar os momentos únicos, que pode ser um sorriso ou o olhar de uma pessoa para outra. Ter um local como o CRJ em nossa comunidade é muito bom. Aconselho a todos que têm um tempo a fazerem um curso. Foi lá que tive o primeiro contato com a fotografia e hoje, já estou trabalhando com isso – finalizou Hyago.
 


Hyago Matheus, que fez o curso no CRJ em 2017, já está atuando como free lancer e um dos trabalhos, foi contratado para fotografar casamentos

 

As aulas do projeto ‘Olhar Complexo’ são às terças, quintas e sextas-feiras (turma exclusiva para as crianças), de 10h às 12h e de 14h às 16h. O Centro de Referência da Juventude Alemão fica na Estrada do Itarare, nº 690. 


  • Fotos

  • CRJ Alemão oferece curso de fotografia

    4 fotos | 02/03/2018

    CRJ Alemão oferece curso de fotografia



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________