Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Basquete 3x3 é atração neste domingo (03), na Zona Norte do Rio

 01/02/2018 - 12:32h - Atualizado em 02/02/2018 - 10:07h

Disputa será em uma quadra montada no Engenho de Dentro e reunirá equipes brasileiras, além de duas internacionais


Neste domingo (03/02), além dos muitos blocos que desfilarão pelo Rio de Janeiro, o esporte também vai movimentar a cidade. Em uma quadra montada na Praça do Trem, ao lado do Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, na Zona Norte, vai acontecer o ‘Desafio Gigantes do 3x3’, versão da modalidade, que é disputada com três jogadores em cada time na metade na quadra. A competição, que terá entrada franca, recebe o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), conta ainda com a chancela da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e vai valer pontos para o ranking mundial, a forma de classificação para a Olimpíada. O esporte entrou recentemente para o programa olímpico e estará presente já nos Jogos de 2020 (Tóquio). O início está marcado para às 9 horas.


Quatro equipes vão se enfrentar no desafio: duas equipes brasileiras – uma verde e outra amarela, além de uma dos Estados Unidos e outra da Sérvia, duas potências internacionais. Luiz Felipe Soriani, melhor brasileiro no ranking internacional, vai ser um dos astros do evento. Destaque também para Douglas Gorauskas, o mais alto (2,06m) e mais pesado (125kg) dos atletas do torneio.


A Sérvia é atual campeã do mundo, virá com o que tem de melhor: Dejan Majstorovic, Marko Savic e Dusan Bulut, simplesmente os três melhores do ranking mundial, além de Marko Zdero. Os Estados Unidos, país do basquete, serão representados pela equipe campeã da NBA 3x em 2017 e bicampeã norte-americana (2014 e 2017). O time que vencer o torneio vai levar um prêmio de 10 mil dólares para casa.


Regras do basquete 3x3


Com equipes compostas por três jogadores e um reserva, a partida do basquete 3x3 é disputada em meia quadra e dura 10 minutos ou até uma equipe marcar 21 pontos. Não há cesta de três pontos. As bolas de longe valem dois e as de perto, um ponto, assim como o lance livre. A bola do basquete 3x3 é menor em sua circunferência do que a do basquete masculino sênior tradicional. O tamanho é o mesmo do basquete feminino (72,3 centímetros) mas com peso do masculino (623 gramas).


O ranking da Federação Internacional de Basquete tem três categorias distintas: individual, equipes e países. No de equipes, somam os pontos dos três melhores jogadores ranqueados. Já no de países, a soma leva em conta os 100 melhores. E é essa pontuação que determina classificação para o Mundial e Jogos Olímpicos.


Serviço:


Desafio Gigantes do 3x3
Dia 03 de fevereiro – domingo
Praça do Trem – Ao lado do Estádio Nilton Santos – Engenho de Dentro
A partir das 9 horas
Entrada gratuita
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________