Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Rocinha e Caio Martins são opções para a população aproveitar o verão

 18/12/2017 - 16:48h - Atualizado em 18/12/2017 - 17:11h

Cerca de sete mil alunos estão inscritos nas atividades aquáticas dos dois complexos


 

 

Com a aproximação do verão, uma boa maneira de aproveitar a estação mais quente do ano é curtir os equipamentos da Suderj, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). As opções mais refrescantes são, com certeza, as piscinas do Complexo Esportivo da Rocinha, próximo à comunidade do mesmo nome, e do Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói. Atualmente, são cerca de sete mil alunos praticando natação e hidroginástica nesses duas unidades.

 

 O Complexo da Rocinha, de 15 mil metros quadrados, atende cerca de quatro mil alunos nas aulas de natação e hidroginástica. E dessas águas já foram descobertos alguns talentos, entre eles está a atleta Kaissa Martins.

 

- Na época que comecei a praticar esporte ainda existia polo aquático aqui no Complexo. E foi através dele que consegui ser selecionada por um olheiro do Flamengo para integrar o time de polo aquático feminino do clube – diz a jovem, de 18 anos, que está há quatro anos no time rubro-negro.

 

As tão sonhadas medalhas viraram realidade e ficam expostas num quadro no seu quarto. São 13 conquistas ao todo, sendo seis delas de ouro.

 

- O legal de tudo isso é que, além cuidar mais do corpo por causa do esporte, faço muitas amizades e viajo para diferentes estados. Espero conquistar mais uma medalha de ouro na próxima competição. Temos que ter foco, força de vontade e acreditar no nosso potencial – ensina a atleta, que em dezembro estará em São Paulo disputando o campeonato brasileiro da Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB).

 

O espaço serve para todas as idades, Aos 72 anos, Antônio de Souza resolveu praticar hidroginástica no Complexo Esportivo da Rocinha por causa de dores nas costas. E lá se vão sete anos de superação e dedicação ao esporte.

 

- Comecei em 2010 por causa de um tombo que levei. A hidroginástica me ajuda na parte física e psicológica, melhora a autoestima e representa muito para a minha saúde. Não consigo ficar um dia sem fazer hidroginástica. Se eu não fizer, me sinto mal e sem ânimo – conta o aposentado, que mora ao lado do complexo.

 

Tendo o esposo como inspiração e recebendo o aval do médico, Rita Neves, de 71 anos, também resolveu apostar na hidroginástica.

 

- Eu operei o coração e o médico disse que seria bom praticar alguma atividade física. Foi aí que resolvi fazer hidro por causa do meu esposo. Mas não sou uma aluna tão dedicada quanto ele. Se ele falta um dia, só falta morrer de desgosto – conta, rindo.

 

 

Já em Niterói, no bairro de Icaraí, o Complexo Esportivo Caio Martins é um dos principais espaços destinados à prática esportiva e de lazer. Entre as atrações do complexo está uma piscina com dimensões semiolímpica.

 

 Segundo a professora Maria Idalina que, começou ministrando aulas de natação em 1989, o esporte é de extrema importância na inclusão de pessoas com deficiência

 

- O esporte serve para a integração desses atletas. Além de melhorar o condicionamento físico deles, aqui eles são todos iguais, não importando quais sejam as deficiências de cada. O esporte abre portas e transforma a vida desses jovens. Alguns dos meus alunos se destacam tanto que chegam a fazer viagens internacionais para competir. Um exemplo é o Pedro Fernandes, que tem deficiência intelectual e foi considerado o melhor atleta com síndrome de down do Brasil – revela Idalina.

 

As aulas de natação e hidro são realizadas de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h, no Complexo Caio Martins. Já no Complexo da Rocinha, essas modalidades funcionam de terça a sexta-feira, das 7h às 12h; das 13h às 17h40; aos sábado e domingos, das 8h às 12h; e 13h às 16h40.


  • Fotos

  • 2 fotos | 18/12/2017

    Esportes de Verão



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________