Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Atletas do top 10 do tênis estarão no Rio Open 2018

 05/12/2017 - 16:38h - Atualizado em 05/12/2017 - 17:05h

Quinta edição do maior torneio da América do Sul movimenta a cidade e deixa legado para o Rio de Janeiro



Quinta edição do Rio Open: maior torneio da América do Sul, competição reúne, em 2018, três top 10 do ranking mundial / Fotos: Rogério Santana

 

Foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (0512), a quinta edição do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Para o ano de 2018, foram confirmados os principais participantes, entre eles, três atletas do top 10 do ranking mundial: Pablo Carreno Busta, 10º na ATP, Marin Cilic, sexto da lista, Dominic Thiem, quinto do mundo e que retorna à cidade para defender o título no saibro carioca, além do francês Gael Monfils, estão na disputa pelo título do ATP 500. Viabilizado por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), o Rio Open 2018 será de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
 

- O Rio de Janeiro é uma marca que dá certo. Por isso, receber novamente o Rio Open em nossa casa é um grande privilégio, pois, além da qualidade técnica do torneio, ele é um transformador de vidas através do esporte. O lado social do evento é algo muito forte, tanto que foi escolhido pela ATP como o melhor projeto social do mundo. Nós, enquanto Governo do Estado, utilizamos a ferramenta da Lei de Incentivo ao Esporte, que é uma oportunidade para que a gente possa apoiar o evento em si, como também viabilizar projetos que fazem a diferença no Rio de Janeiro – disse o subsecretário da Seelje, Pedro Guimarães.
 


Subsecretário da Seelje, Pedro Guimarães, entre dois tenistas brasileiros já confirmados na edição 2018 do Rio Open: Thiago Monteiro (à esquerda) e Marcelo Demoliner (à direita)

 

Primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil, o Rio Open integra o grupo de 13 torneios denominados ATP 500, além de ser um dos 22 mais importantes do calendário mundial. São nove quadras de saibro, entre elas a arena central, com capacidade para 6.200 pessoas.
 

- Os três top 10 já jogaram semifinais de Grand Slams. Então, certamente, é um line up de peso. O francês Monfils é um showman, tem carisma e bastante atitude em quadra. E, por isso, acho que ele vai conectar bem com a torcida aqui do Brasil. Gosto de ressaltar também outro ponto alto do Rio Open, que são os tenistas brasileiros. Eles que se superam, emocionam o público e levantam a torcida – declarou o diretor do Rio Open, Luiz Procópio Carvalho.
 

Braço social e parceria com a Seelje

O ano de 2017 foi marcante para a Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, uma das iniciativas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Um dos alunos do projeto, que funciona na Rocinha, foi aos Estados Unidos para uma clínica de treinamento no mês de setembro. Valter Albuquerque, de 11 anos, integrou o grupo que treinou na IMG Academy, liderada por Nick Bollettieri, considerado o "mago" do tênis e responsável por revelar talentos da modalidade. A viagem aos Estados Unidos surgiu do torneio Winners, uma das ações realizadas durante o Rio Open.

 


Valter, de 11 anos, aluno da Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, fez parte do grupo de integrantes de projetos sociais que foi aos Estados Unidos para uma semana de treinos na IMG Academy
 

- Eu jogo tênis há quase cinco anos. Era bem pequeno e ainda meio gordinho, mas sempre me interessei em fazer algum esporte. Veio o tênis, fui tentar aprender e nunca mais deixei o esporte. A viagem foi muito legal e divertida, principalmente por ter tido a oportunidade de ter aula com uma lenda do tênis, que é o Nick. Foi incrível e vou me lembrar disso para sempre – relembrou Valter, que, ao lado dos outros integrantes do grupo que foi aos Estados Unidos, ganhou a primeira credencial do Rio Open 2018.
 

Outro exemplo de sucesso da união entre o Rio Open e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude são as contrapartidas sociais. Foi graças a esta parceria que São João de Meriti ganhou, no último mês, a primeira academia ao ar livre da Baixada Fluminense. Localizada na Praça dos Três Poderes, no bairro de Vilar dos Teles, o espaço de atividade física tem piso emborrachado, próprio para lugares abertos, com 15 aparelhos de aço inox, um material resistente à ação do tempo.

No próximo dia 13 de dezembro, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude também vai inaugurar uma quadra poliesportiva na Vila do Abraão, na região da Ilha Grande, Costa Verde do Estado. Com cobertura metálica, que simula um ginásio, o espaço, além de ter iluminação para a prática esportiva noturna, contará com alambrados e infraestrutura para as atividades - tabelas de basquete, postes e redes de vôlei, traves e redes de gol de futebol. A quadra, bem como a doação de materiais esportivos de tênis e de outras cinco modalidades, também faz parte do plano de legado do Rio Open 2017. 


  • Fotos

  • 5 fotos | 05/12/2017

    Lançamento do Rio Open 2018



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________