Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Brasília é palco do Jogos Escolares da Juventude 2017

 20/11/2017 - 15:04h - Atualizado em 20/11/2017 - 15:50h
 » Elaine Vidal

Delegação do Rio de Janeiro tem 183 alunos, com idades entre 15 e 17 anos


 

 

 

Chegou a hora da região Centro - Oeste abrir as portas e receber mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude. A cerimônia de abertura da competição ocorreu no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na última quinta-feira (16/11) e conta com a participação da delegação do Rio de Janeiro, composta por 183 alunos-atletas com idades entre 15 e 17 anos, apoiada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). As competições começaram na última sexta-feira e vão até o dia 25 de novembro.

 

Atletas olímpicos como Emanuel Rego, Joanna Maranhão e Vanderlei Cordeiro de Lima estiveram presentes na abertura do evento.

 

Nesta edição, onde participam quase 4 mil atletas, de todos os estados brasileiros, competindo nas 16 modalidades, foram plantadas 2.200 mudas de espécies nativas do cerrado no Parque da Cidade, o que transformou a competição no primeiro evento carbono neutro. O tema sustentabilidade foi um dos pilares do Comitê Olímpico Internacional e é encarado como prioridade pelo Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude.

 

O Rio de Janeiro vem se destacando nos Jogos com a força de vontade e perseverança dos seus atletas. Um exemplo disso é o jovem Kayllan Luiz Machado, de 15 anos, morador de Campos dos Goytacazes que vem superando cada vez mais os obstáculos e mostrando para o que veio. O rapaz, que ainda não tem bicicleta, detonou 45 adversários para subir no pódio e conquistar a tão sonhada medalha de ouro.

 

- Agora é só alegria. Com muita humildade e treinamento alcancei mais uma vitória. Não tenho patrocínio, conto apenas com a ajuda do meu pai, do meu professor Marcos Coutinho Ladislau e dos meus amigos. Ainda não tenho nem bicicleta. Nesse ano eu ganhei um quadro, mas não tinha roda nem capacete. Meu amigo Jeferson me emprestou a roda dele e o Roni o capacete. E é assim que a gente vai conquistando espaço - disse o ciclista do Colégio Estadual Benta Pereira, que venceu a prova com o tempo de 40s276.

 

 

O técnico Ladislau acredita no futuro do jovem ciclista e torce para que ele seja convidado para treinar em uma grande equipe.

 

- Kayllan começou no ciclismo em sua escola e no ano passado disputou a sua primeira competição nacional, que foi os Jogos Escolares da Juventude para atletas de 12 a 14 anos, em João Pessoa. Na ocasião, conquistou duas medalhas de ouro no contra - relógio e na prova de estrada. Ele é um menino com muita garra, força de vontade e que não se importa com as adversidades que aparecem no seu caminho. Torço muito por ele – afirma o técnico.

 

Para o chefe da delegação do Rio de Janeiro, Marco Vidal, é uma honra ver o empenho dos atletas cariocas.

 

- Estou desde maio à frente da delegação do Rio. Fiz a etapa estadual e depois organizei a nacional. Fico feliz de ver o resultado dos meus atletas. Um exemplo disso é o judô, que encerra a sua participação em 2017 com cinco medalhas de ouro e duas de prata. Fomos campeão geral no feminino individual e segundo lugar no masculino individual. Parabenizo a todos os atletas e a nossa delegação. Juntos somos mais fortes – conclui Vidal.

 

 

Alguns resultados – Modalidade: Natação

Vinicius Assunção - 3° Colocado 100 livre

Branca e Uine - 4° Colocadas

Pedro Morrot - 4° Colocado

Maria Fernanda - 5° Colocada

Ludmila - 6° Colocada (100 livre)

Gabriella - 6° Colocada (50 costas)

Gabriella - 6° Colocada (200 medley)

Matheus Zacharias CAMPEÃO – (50 costas)

Mariana - 8° Colocada (100 peito)

Raphael - 10° Colocado (1500 livre) 


  • Fotos

  • Abertura - meninas com a bandeira.

    4 fotos | 20/11/2017

    fotos - Brasília é palco do Jogos Escolares da Juventude 2017



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________