Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Centro de Referência da Juventude é inaugurado na Zona Oeste

 13/11/2017 - 11:59h - Atualizado em 13/11/2017 - 12:00h

CRJ Fumacê teve serviços de emissão de carteira de identidade, corte de cabelo e manicure e ainda contou com o lançamento do programa ID Jovem


Foi um fim de semana de festa no Fumacê, em Realengo. Nem mesmo o mau tempo desanimou os moradores da comunidade da Zona Oeste que, no último sábado (11/11), presenciaram a inauguração do Centro de Referência da Juventude (CRJ), projeto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). Na ação, muitos puderam colocar a vaidade em dia, já que foram oferecidos serviços de corte de cabelo e manicure. Também teve atendimento para emissão de carteira de identidade.

- A Zona Oeste precisa de um apoio muito grande na questão social. Perdemos muitos jovens diariamente por conta das drogas e esse é o nosso maior problema. O CRJ tem papel fundamental para tirar os jovens dessa situação, pois exerce a função de abrir oportunidades para cursos profissionalizantes, atividades físicas e cultura. O nosso núcleo oferece uma segunda opção para nossas crianças não entrarem no mundo da criminalidade - disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.


Esta é a quinta unidade do estado – os demais funcionam na Cidade de Deus, Manguinhos, Complexo do Alemão e Vila Paciência. Ele já vinha atendendo a cerca de 100 pessoas, entre 15 e 29 anos, mas a meta e chegar a 500. O novo centro oferecerá atividades como muay thai, capoeira, vôlei e dança de rua, além de cursos profissionalizantes de informática, manicure, corte de cabelo, entre outros. O objetivo dos CRJs é oportunizar a inclusão social a jovens em situação de risco social.


Aproveitando a inauguração do CRJ Fumacê, Júlio Cesar da Conceição, de 40 anos, não ficou de fora, e correu para tirar a segunda via da carteira de identidade.

- Eu perdi meu documento e sabia da burocracia que seria para tirar outro, então fui adiando. Quando soube dos serviços que seriam oferecidos aqui, vim correndo. Foi mais rápido do que eu pensava. Estou aqui há pouco tempo e já tenho uma identidade nova, estou adorando - comemorou o rodoviário.

Outro que também estava empolgado com a inauguração era Joilson Lima, coordenador do centro. Morador da comunidade, ele conta sobre as dificuldades da região e a expectativa para o novo núcleo.

- Eu vivi quando a violência reinava por aqui. Hoje em dia o índice é bem mais baixo por conta da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e a ajuda do Estado. Mesmo assim, o jovem continua sem bons projetos na comunidade e o CRJ Fumacê entra com esse intuito, para oferecer oportunidades de um futuro melhor – aposta LIma.

A ação promovida pela Seelje foi marcada ainda pelo lançamento do ID Jovem, programa federal que oferece benefícios como a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de desconto e até gratuidades em viagens interestaduais, a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. A superintendente da Juventude Seelje, Jéssica Ohana, exibiu entusiasmo no lançamento de mais um ID Jovem, que é um sucesso no Rio e beneficia 25 mil pessoas no Estado.

- O programa vai garantir benefícios importantes para os jovens viajarem de forma gratuita, oferecendo oportunidades para que eles possam expandir seus horizontes, além de outros inúmeros benefícios. Nosso intuito é contribuir para formar cidadãos mais maduros e conscientes – explicou a superintendente.

Serviço:

Centro de Referência da Juventude (CRJ) Fumacê
Rua Olavo Souza Aguiar - s/nº - Realengo

Atividades físicas:
Dança de rua
Capoeira
Muay Thai
Vôlei

Cursos profissionalizantes:
Máquinas pesadas
Corte de cabelo
Manicure
Designer de sobrancelhas
Informática
 


  • Fotos

  • inauguracao do CRJ do Fumacê (3).jpg

    3 fotos | 13/11/2017

    Centro de Referência da Juventude é inaugurado na Zona Oeste



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________