Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Secretaria formaliza parceria com Instituto Reação

 06/09/2017 - 13:49h - Atualizado em 06/09/2017 - 14:11h

Maior dos cinco polos do projeto de judô de Flávio Canto funciona no Complexo Esportivo da Rocinha e atende 500 alunos



A assinatura do termo de cessão uso do espaço do Complexo Esportivo da Rocinha pelo Instituto Reação reuniu alguns dos cerca de 500 alunos do polo, que é considerado o maior em número de atendimentos / Fotos: Rogério Santana

 

A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) estreitou ainda mais os laços com o Instituto Reação. A relação, construída desde 2010, quando o Complexo Esportivo da Rocinha tornou-se sede do projeto social liderado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, foi formalizada, na manhã desta quinta-feira (06/09), com a assinatura do termo de cessão de uso do espaço. Somente no polo da Rocinha, o maior do projeto, são beneficiadas 500 crianças e jovens a partir dos quatro anos de idade.

- Quero agradece muito ao Instituto Reação, ao Flávio Canto e toda sua equipe, que cuida deste espaço. Hoje, demos um passo muito importante com a cessão de uso do Complexo da Rocinha. Desta forma, eles, a partir de agora, têm mais garantias do trabalho grandioso que já desenvolvem. Nossa missão é prover ainda mais estrutura para essas crianças e jovens que são formados aqui. Nós da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude estamos muito felizes em poder fazer parte disso – declarou o secretário Thiago Pampolha.

Além do dojô, como é chamado o local para a prática das artes marciais – judô e jiu-jitsu –, o espaço do Instituto Reação no Complexo Esportivo da Rocinha conta ainda com academia, biblioteca e salas de oficinas. A organização não governamental liderada por Canto foi a responsável por revelar ninguém menos que Rafaela Silva, primeira judoca brasileira a se tornar campeã olímpica e mundial e detentora da primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Rio 2016. Ao todo, o Instituto Reação tem cinco polos: além da Rocinha, o projeto está presente na Cidade de Deus, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro.
 


Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto em 2003, o Instituito Reação é sediado no Complexo Esportivo ds Rocinha e, além do grandioso tatame, o espaço ainda tem academia e salas para oficinas pedagógicas



- É aqui, na Rocinha, que funciona a sede do Instituto Reação, onde tudo começou há 17 anos. Este é um espaço de sonho, que a gente ocupa desde 2010. Porém, nunca tinha conseguido assinar um termo de cessão de uso, o que nos traz segurança para dar continuidade às atividades. Temos, atualmente, 500 alunos somente no polo aqui no Complexo Esportivo e, por isso, é um dia muito especial não somente pela assinatura, mas também pelo fortalecimento dessa parceria. Nosso compromisso é sempre honrar este espaço com muitas vidas transformadas – disse Flávio Canto, diretor-presidente do Instituto Reação.

Vidas transformadas

Victória Prado Mendonça deu os primeiros golpes no judô assim que o projeto chegou ao Complexo Esportivo da Rocinha. Além da parte esportiva, a aluna destaca as atividades pedagógicas que são desenvolvidas no local.

- Eu acho o projeto muito legal Gosto de estar no tatame, lutando, e de frequentar as oficinas. As que mais gosto são a de reciclagem e a de montagem de brinquedos – disse Victória, de 11 anos, que ainda completa:

 


Com 11 anos e faixa amarela, Victória Mendonça (quimono rosa) é uma das alunas do polo Rocinha e deseja, no futuro, representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos

 

- Antes do judô, eu tinha muita vergonha. Fui praticando o esporte e perdi um pouco disso. Acho que melhorei tanto que, neste ano, até participei da competição entre os polos e achei muito divertido. Meu sonho é me tornar uma judoca profissional, representar o Instituto Reação e o Brasil em uma olimpíada e ser igual a Rafaela Silva.

 


'Espaço de sonho': Instituto Reação no Complexo da Rocinha oferece aulas de judô e jiu-jitsu gratuitamente para crianças e jovens a partir dos 4 anos de idade



Administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o Complexo Esportivo da Rocinha é referência quando o assunto é atividade esportiva gratuita na região. Com cerca de 15 mil metros quadrados, piscina, quadra poliesportiva e campo de grama sintética, o espaço tem, em média, cinco mil frequentadores e oferece, entre outras, aulas de natação, capoeira, futebol, muai thay e skate. 


  • Fotos

  • 7 fotos | 06/09/2017

    Seelje formaliza parceria com Instituto Reação



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________