Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Escola de Tênis Fabiano de Paula é sucesso na Rocinha e tem aluno escolhido para treinar nos Estados Unidos

 15/08/2017 - 14:01h - Atualizado em 16/08/2017 - 15:35h

Valter Davi Marques, de 11 anos, vai passar uma semana na academia de Nick Bolletieri, casa de grandes nomes do esporte


 

 

Valter Davi em sua participação no Rio Open de fevereiro deste ano: Foto Rogério Santana

 

A Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, localizada na Rocinha, é um sucesso entre a garotada e abriga cerca de 100 alunos. Com dois anos de existência, o projeto carrega em sua trajetória a história um jogador de apenas 12 anos. Valter Davi Marques fará, no mês que vem, sua primeira viagem internacional para os Estados Unidos. O jovem tenista terá a oportunidade de treinar na IMG Academy, de Nick Bolletieri, um dos maiores treinadores deste esporte e que já revelou nomes com Andre Agassi, Serena Williams e Maria Sharapova

- Comecei no esporte com cinco anos. Perguntei para minha mãe se eu podia jogar, só para ver se iria gostar. Passaram-se três semanas e na quarta, decidi que era aquilo que eu queria. O tênis me fazia feliz e me faz até hoje – disse o tenista, que foi destaque do Winners, torneio entre projetos sociais do Rio Open.

O embarque está programado para o mês que vem e Valter já vem se preparando para não fazer feio na Flórida. O jovem lembra como foi receber a notícia da viagem.

- No Winners, eu fui vice-campeão. O jogo foi muito duro, disputado minuto a minuto, até que meu oponente levou a melhor. Estava muito triste, pois me dediquei muito e estava jogando o máximo que eu podia. Até que o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, me chamou e me deu a notícia de que eu iria para os Estados Unidos. Não contive a emoção e comecei a chorar. Foi incrível – declarou o jovem, que está com a viagem marcada para o dia 22 de setembro.

 

 

Valter ao lado do Secretário de Esporte logo após receber a notícia de que iria treinar na IMG Academy

 


Vitor Silva, 37 anos, foi quem descobriu Valter. Primeiro e atual professor da Escolinha Fabiano de Paula, o treinador é só elogios para o menino e garante que confia no talento e na capacidade do pequeno jogador.

- O Valter é muito empenhado e adora o tênis. Tenho certeza que ele ainda vai crescer muito mais. Hoje, ele já é um exemplo a ser seguido pelos outros meninos da escolinha. No Rio Open, ele pôde ver de perto seus grandes ídolos e isso fez com que ele ficasse ainda mais motivado. O projeto Escolinha Fabiano de Paula é de enorme importância para as crianças da Rocinha. Ele ajuda a tirar as crianças da rua e auxilia no processo delas não irem para o caminho errado – contou Vitor.

Inaugurado em fevereiro de 2015, o projeto, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) com o tenista nascido e criado na comunidade de São Conrado e descoberto quando ainda era boleiro, funciona em dois turnos com horários flexíveis: das 8h às 10h e das 14h às 17h, ensinando a modalidade olímpica na quadra de saibro para alunos de 5 a 18 anos.

- Para nós, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, é motivo de orgulho promover o tênis para crianças e jovens de comunidades carentes. O projeto da Escolinha Fabiano de Paula é um exemplo disso e teve uma grande aceitação entre os moradores. Sabemos que ali é um grande celeiro de talentos e o Valter levará o nome da Rocinha para o mundo – comemorou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

Para se inscrever é preciso levar identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, atestado médico e declaração escolar. Além disso, o responsável legal deve estar presente no ato da inscrição portando o documento de identificação com foto.
 


  • Fotos

  • 4 fotos | 15/08/2017

    Valter escolinha Fabiano de Paula



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________