Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Campeão dos Jogos Estudantis do Rio carrega títulos em campeonatos nacionais

 10/07/2017 - 13:20h - Atualizado em 10/07/2017 - 13:38h

João Carlos Tonidandel é destaque no xadrez com apenas 16 anos e vai competir no Uruguai em setembro


 

João Carlos Tonidandel (à direita) durante a disputa dos Jogos Estudantis do Rio no início deste mês: vitória do enxadrista o levará para os Jogos Escolares da Juventude / Fotos: Alessandra Coelho

 

Estratégia e tática são elementos do xadrez, esporte que João Carlos Tonidandel escolheu praticar quando ainda era criança. Recentemente, o jovem de 16 anos se consagrou campeão dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro e, com o feito, garantiu vaga para representar pela primeira vez o Rio de Janeiro na etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Nos anos de 2015 e 2016, João foi vice-campeão da competição estudantil promovida pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje).
 

- Essa vitória nos Jogos Estudantis do Rio foi muito importante, já que sempre tive vontade de jogar uma etapa nacional por conta da organização do evento e também para representar o Rio de Janeiro na competição - disse João, que mora em Vassouras, cidade do Centro-Sul fluminense.
 

Embora seja jovem, João já coleciona títulos – é pentacampeão estadual por idade no estado do Rio de Janeiro (2012, 2014, 2015, 2016 e 2017) e foi segundo colocado no campeonato brasileiro escolar promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (2013, 2014, 2015 e 2016). Este ano, foi vice-campeão brasileiro por idade, em Itajaí (SC). O xadrez entrou na vida do rapaz como uma alternativa para melhorar a concentração.
 

- Descobri essa paixão quando ainda era criança, com cinco anos de idade. Eu tinha problemas de concentração e era muito agitado. Então, minha mãe me inscreveu em um Clube de Xadrez, em Vassouras. Depois, tudo melhorou inclusive, minhas notas escolares – revelou João.

 

 

O xadrez entrou na vida de João como uma alternativa para melhorar a concentração
 

João Carlos tem aulas, pelo menos, duas vezes na semana, e lembra que a evolução é parte da dedicação ao esporte. O rapaz ainda explica que os momentos em que está diante das peças são os que mais exigem atenção.
 

- Estou muito feliz com a evolução do meu jogo, mas isso é somente a personificação do esforço. Muitas vezes, por mais que eu estude o resultado não vem. Agora eles estão vindo. Mesmo tendo aula com professores qualificados, o mais importante é quando estou sozinho, onde penso com a minha cabeça e tiro minhas próprias conclusões sobre o jogo.
 

Campeonato mundial em setembro

Como resultado de tanto esforço, João foi selecionado para participar do Campeonato Mundial de Xadrez, na categoria sub-18, que será realizado de 16 a 26 de setembro deste ano em Montevidéu, no Uruguai.
 

- Poder fazer parte dessa competição é uma sensação diferente. Provavelmente, os três do Brasil por categoria devem fazer a melhor representação do país. Então, será uma experiência muito boa ser um deles. Sei também do trabalho que tenho que manter e as falhas que tenho que ajustar até lá – ponderou o adolescente.

 

 

Lugar mais alto do pódio nos Jogos Estudantis: João Carlos vai representar o Brasil no campeonato mundial de xadrez em setembro, no Uruguai
 

O enxadrista revela que o apoio que recebe da família é fundamental na carreira promissora.
 

- Eu acho que a família é o primeiro e principal passo de tantas vitórias. É quase impossível sem o apoio familiar para qualquer jogador. A dedicação deles foi essencial para tudo isso dar certo – finalizou João. 


  • Fotos

  • João Carlos Soares tem 16 anos e é de Vassoura, no interior do estado: vice-campeão dos Jogos Estudantis no ano passado, o estudante se sagrou campeão no xadrez em 2017

    4 fotos | 10/07/2017

    João Carlos é campeão no xadrez em 2017



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________