Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Cordeiro é a primeira cidade fluminense a receber a caravana Id Jovem

 05/07/2017 - 10:12h - Atualizado em 05/07/2017 - 10:22h

Programa beneficia jovens de 15 a 29 anos com renda de até dois salários mínimos



Id Jovem no interior fluminense: secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, durante cerimônia de apresentação em Cordeiro do programa que beneficia jovens de 15 a 29 anos com renda de até dois salários mínimos / Fotos: Rogério Santana

 

A cidade de Cordeiro, no Centro Fluminense do estado, foi a primeira a receber a caravana ID Jovem. A cerimônia de lançamento do programa no interior do Rio de Janeiro foi na manhã de terça-feira (04/07) na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais e de representantes dos municípios vizinhos de Bom Jardim, Sumidouro, Carmo e Duas Barras. O objetivo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) é divulgar o programa, por meio destas visitas regionais e beneficiar 800 mil jovens fluminenses.
 

- O programa regulamenta direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude e credencia jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos, inúmeros benefícios, como a meia-entrada e a gratuidade no transporte interestadual. O ID Jovem é muito importante, principalmente para a população do interior do Estado, como aqui em Cordeiro, onde tem este público-alvo que precisa se locomover para universidades em outros estados e precisa fazer uso do passe livre – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.
 

O documento garante a meia-entrada para pessoas de 15 a 29 anos em eventos artístico-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento, e a reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto no transporte coletivo interestadual. A próxima cidade a receber a caravana Id Jovem é Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no dia 11 de julho.

 


Apresentação das alunas do núcleo do Esporte RJ que funciona na cidade 


 

Como fazer a Id Jovem

Há duas maneiras de obter o cartão ID Jovem, que é emitido pela Secretaria Nacional de Juventude – aplicativo para smartphones e pelo site do programa. É necessário fazer o download para o celular (compatível com Apple IOS, Android e Windows Phone). O próximo passo é inserir os dados do jovem beneficiário, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em seguida, deve-se solicitar a geração do cartão virtual ID Jovem, que armazenará uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual (tipo de código de barras, em imagem 2D, que fica gravado no cartão). Até esse momento, é necessário estar conectado à internet.
 

Com o cartão ID Jovem gerado, ele ficará disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, por 30 dias. Todas as informações, bem como dúvidas e demais instruções, podem ser obtidas no site www.juventude.gov.br/idjovem.  


  • Fotos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________