Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Quinze anos do pentacampeonato: fatos e curiosidades sobre a histórica Copa do Mundo de 2002

 27/06/2017 - 17:10h - Atualizado em 27/06/2017 - 18:04h

Campanha invicta da Seleção Brasileira e Ronaldo Fenômeno como artilheiro estão entre os destaques



Cafu e time pentacampeão do mundo: título completa 15 anos em 2017 / Foto: Juca Varella - Folhapress

 

A conquista do pentacampeonato brasileiro completa 15 anos no dia 30 de junho. Para comemorar, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) preparou uma lista com cinco fatos que mais marcaram a Copa do Mundo de 2002.

- Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Brasil disputou sete jogos e foi vitorioso em todos eles. Além disso, o Brasil bateu o recorde de disputar três finais de Copa do Mundo consecutivas, de 94 a 2002. Aliás, a seleção brasileira é a única que disputou todas as edições do Mundial.

- Além da comissão técnica, os jogadores também foram essenciais rumo ao penta. Entre eles, os quatro R's se destacaram naquele ano: Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos. Mas, foi o capitão Cafu que fez o gesto mais emblemático: levantou a Taça de campeão do mundo e declarou seu amor à esposa, Regina.

- Mesmo com os quatro R's se destacando, o que mais brilhou foi Ronaldo Fenômeno. Recuperado de graves lesões no joelho, o atacante brasileiro chegou ao topo da carreira ao ser, além de campeão do mundo, artilheiro da competição, com oito gols. Dois deles foram marcados na final, contra a Alemanha, e marcou gerações apaixonados pelo futebol canarinho.

- Sorte para uns, azar para outros. Nossos eternos rivais, os hermanos, não tiveram tanta sorte nesta Copa. A Argentina caiu no chamado "grupo da morte" e não chegou nem à segunda fase do Mundial. Nossos algozes na final de 98, os franceses também foram eliminados logo na primeira fase e com nenhum gol marcado. Essa Copa era do Brasil, mesmo!

- Pela primeira vez, uma Copa do Mundo foi realizada em dois países - Japão e Coreia do Sul. O Mundial de 2002 reuniu 32 seleções e foi também o primeiro a ser sediado no continente asiático. Vinte cidades, 10 em cada país, receberam as partidas naquela que foi a décima sétima edição do torneio de futebol mais famoso do mundo. 


  • Fotos

  • 15 anos do pentacampeonato brasileiro / Foto: Willian West

    6 fotos | 27/06/2017

    15 anos do pentacampeonato brasileiro



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________