Esporte e Lazer

Notícias

Governador inaugura escola modelo na Tijuca

 18/12/2012 - 15:55h - Atualizado em 18/12/2012 - 16:39h

Escola Estadual Chico Anysio terá aulas de finanças, luta olímpica e esgrima


 

Secrétária Marcia Lins e o governador Sérgio Cabral com os atletas da Luta Olímpica. Secretário Wilson Risolia e o presidente da federação de Luta Olímpica, Antoine Jaoude

 

“O ensino deve favorecer a arte de agir”. Esta é uma das frases de inspiração e incentivo expostas nas paredes da Escola Estadual Chico Anysio, inaugurada nesta terça-feira (18/12), na Tijuca, que será um projeto modelo para a educação estadual do Rio de Janeiro. O projeto conta com um currículo inovador que consiste em aulas de Introdução à Economia, Contabilidade, Fundamentos de Administração, Liderança, Negociações Internacionais e outras disciplinas na formação em mercado e negócios, fruto de parceria com a faculdade Ibmec. Além disso, os alunos terão aulas de luta olímpica e esgrima, numa parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

 


- Esta é uma iniciativa inédita, com duas modalidades que têm bastante medalha olímpica em disputa: são 72 na luta e 30 na esgrima. Mas o principal de tudo é que são esportes de combate e de cidadania, porque os praticantes desenvolvem disciplina, autocontrole e equilíbrio emocional. – disse a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.

 


No primeiro ano o projeto vai atender cerca de 120 adolescentes de 14 a 18 anos. As aulas serão das 8 às 9h40 da manhã (aos sábados) e das 16h30 às 18h10 (às terças). A prática de luta dentro da escola, como é feito nos Estados Unidos (onde o esporte é conhecido como wrestling) e Cuba, pode potencializar a modalidade no estado, na opinião de Joyce Silva, única representante da luta olímpica do Brasil nos Jogos olímpicos de Londres.

 


- Eu conheci a luta com o jiu-jitsu na escola e depois fui para a luta olímpica na Gama Filho. Mas esta oportunidade de pessoas conhecerem diretamente a luta olímpica na escola, sem ter passado por outras artes marciais, ajuda a divulgar a modalidade e a formar atletas para o futuro. – disse a atleta de 29 anos e 10 deles dedicados à luta olímpica.

 


Este mesmo efeito multiplicador vislumbrado na luta olímpica também pode contagiar a esgrima, que permite movimentos em linha reta e muita concentração para “driblar” a defesa do adversário e desferir o golpe com a espada (ou florete ou sabre). Pelo menos no ponto-de-vista do presidente da Federação de Esgrima do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), Arno Perillier Schneider.


- Atualmente são 350 praticantes de esgrima no Rio de Janeiro. Com a replicação desta iniciativa em outras dez escolas, como é a previsão, este número dobra! Além disso, a esgrima tem um forte componente comportamental, que ensina o praticante a respeitar as regras, o oponente e, principalmente, ensina a se adaptar a diferentes situações, que o aluno pode levar para fora do esporte.

 

A Escola Estadual Chico Anysio fica na Tijuca, bem próximo ao Andaraí, área da Zona Norte do Rio que era dominado pelos traficantes. Com a política bem sucedida de pacificação implantada pelo governador Sérgio Cabral, com a existência de 28 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a maioria nesta área, a vida dos moradores passou a ser bem mais tranqüila. No discurso na inauguração, o governador destacou a relevância de uma escola modelo ser implantada exatamente na Tijuca, conseqüência da paz que voltou ao bairro.


- Esta escola é mais uma pedra fundamental para reforçar que não haverá retrocesso, nem na segurança, nem na educação. A inauguração desta escola modelo é para celebrar nossa conquista no Enem 2012, em que o Rio de Janeiro teve o melhor desempenho entre as redes públicas estaduais de ensino no Brasil. – comemorou o governador.

 

Foto: Clarice Castro


Dois filhos do humorista Chico Anysio prestigiaram a inauguração, Nizzo Neto e André Lucas. Mas quem discursou foi a viúva do ator, a empresária gaúcha Malga de Paula.


- Desde a morte do Chico, já fui a inaugurações de hospitais, ruas, pontes e várias obras com o nome dele, mas não há homenagem maior do que o nome dele em uma escola. Afinal, o personagem mais querido dele era o Professor Raimundo.


  • Fotos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________