Educação

Notícias

Educação

Seeduc realiza formatura de alunos de cursos profissionalizantes

 20/12/2018 - 16:01h - Atualizado em 20/12/2018 - 16:01h

Estudantes participaram das qualificações por meio de uma parceria com o Senac


A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) realizou, nesta quarta-feira, dia 19, a formatura e entrega de certificados para alunos que concluíram cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RJ). A iniciativa permitirá que os estudantes tenham mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho após concluírem os estudos.

 

Os cursos aconteceram em cinco escolas: Caic Euclides da Cunha, em Rio das Pedras; Colégio Estadual João Borges de Moraes, no Complexo da Maré; Colégio Estadual Olga Benário Prestes, no Alemão; Ciep 303 – Ayrton Senna da Silva, na Rocinha; e no Ciep 198 – Professora Roza Ferreira de Mattos, na Comunidade da Prainha, em Duque de Caxias.

 

– As escolas que entraram nesta parceria estão situadas em áreas consideradas de vulnerabilidade social. Os cursos têm como objetivo aumentar as chances desses estudantes de ingressar no mercado de trabalho – informou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

 

Nessas unidades de ensino, os estudantes realizaram os cursos de Auxiliar de Operações em Logística, Assistente de Logística e de Auxiliar Administrativo. As atividades foram ministradas por instrutores do Senac, no contraturno das aulas.

 

As alunas Stefany Silva e Bianca da Cruz, ambas com 18 anos, fizeram o curso de Auxiliar de Operações em Logística e terminaram o Ensino Médio no Ciep 198. Para as jovens, agora formadas, a qualificação facilitará a abertura das portas do mercado de trabalho.

 

– Além do conhecimento da área de Logística, o curso nos deu noções de vários assuntos, por exemplo, como se comportar em uma entrevista de emprego, como elaborar um bom currículo, entre outras coisas – disse Bianca.

 

O diretor do Ciep 198, Carlos Silva, que está na unidade de ensino há 25 anos, reforçou que o curso chegou em boa hora na escola.

 

– Esse modelo de ensino funciona bem em uma comunidade como a que o Ciep está inserida, na Baixada Fluminense, levando qualificação aos jovens e auxiliando em suas formações profissionais e pessoais – destacou.

 

Para a aluna Stella Marinho Torres, de 17 anos, que estuda no Ciep 303 – Ayrton Senna da Silva, fazer o curso de Assistente Administrativo contribuiu para sua formação como aluna e, também, em sua futura carreira profissional.

 

– Já tinha interesse em trabalhar ou conhecer mais essa área e aprendi muito com o curso. Também pude conhecer mais outros assuntos, por exemplo, como funcionam as leis trabalhistas – disse a jovem.

 

Os alunos que fizeram o curso também tiveram acesso ao Portal do Futuro, que tem como objetivo atuar junto aos jovens para auxiliá-los no convívio social e prepará-los para a vida profissional.

 

A diretora de Educação do Senac, Wilma Freitas, informou que os estudantes certificados também poderão participar do Banco de Oportunidades do Senac/RJ, que encaminha, gratuitamente, alunos para oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________