Educação

Notícias

Projetos do Degase são premiados em competição nacional

 23/11/2018 - 14:34h - Atualizado em 23/11/2018 - 14:34h

Projetos do Degase são premiados em competição nacional


Os projetos TV Degase e Na Pista, desenvolvidos com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que pertence à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), foram premiados no Desafio Criativos da Escola 2018. No total, 11 iniciativas, das mais de 1.650 de todo o país que concorreram, se destacaram. Além do Rio de Janeiro, jovens de São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e outros estados conquistaram a premiação.

 

O Desafio Criativos da Escola premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando suas escolas, comunidades e municípios. As iniciativas vencedoras do Degase foram desenvolvidas por alunos do Colégio Estadual Candeia, que funciona na Escola João Luiz Alves, unidade de internação masculina, e do Colégio Estadual Luíza Mahin, do Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, unidade de internação feminina, ambos na Ilha do Governador.

 

Os projetos abordam temas diversos que trazem respostas a problemas sentidos pelos jovens em suas realidades. As ações valorizam a diversidade e a identidade dos estudantes na construção de uma escola mais conectada à comunidade. Entre os critérios de análise e seleção dos projetos pelo júri estão: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes.

 

– A TV Degase, que oferece dentro do sistema socioeducativo do Rio a oportunidade de jovens que estão cumprindo medida socioeducativa conhecerem e trabalharem com câmeras, textos e TV, e o Na Pista, sua continuação fora do sistema, são projetos importantes para ressocialização dos adolescentes. Esse prêmio demonstra o potencial de ambos e dos jovens que fazem parte deles – destaca o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

 

Além de receberem prêmios em dinheiro, as equipes enviarão três estudantes e um educador ou educadora de cada uma das 11 iniciativas para uma vivência em Fortaleza, no Ceará, onde poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos. O idealizador e coordenador da TV Degase e do Na Pista, Eduardo Caon, comenta sobre o prêmio.

 

– Chegamos ao nosso sexto prêmio desde que começamos, em 2010. Os R$ 2 mil do Desafio Criativos da Escola serão revertidos em equipamentos. Nossas páginas são cada vez mais vistas, consequentemente, os pedidos para trabalhos também aumentam, o que gera renda para os adolescentes. Mais do que dar cidadania por meio de pessoas boas e bons projetos, é capacitá-los a ganhar seu próprio dinheiro gravando vídeos em festas, eventos e, assim, inserindo-os no mercado de trabalho – diz Caon. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________