Educação

Notícias

Educação

Constituições brasileiras serão abordadas em escolas estaduais

 27/09/2018 - 09:07h - Atualizado em 27/09/2018 - 09:33h

Documentários sobre o tema serão exibidos e os conteúdos debatidos em sala de aula. Iniciativa marca os 30 anos da Constituição de 1988


A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vai incluir o estudo das constituições brasileiras nas aulas de História no ano letivo de 2019. Por meio de uma parceria com a TV Alerj, professores da rede pública estadual exibirão uma série de cinco documentários que abordam o tema.

O projeto contempla visitações a exposições de fotografias históricas e participação em rodas de conversa no Museu da República, entre outras iniciativas. Uma delas aconteceu no dia 4 de outubro, no Sesc de Copacabana. Alunos de seis escolas públicas estaduais assistiram a uma palestra ministrada por uma professora de Direito especialista no assunto. Durante o evento, a docente comentou as mudanças ocorridas na Constituição, direitos e deveres do cidadão e despertou o interesse dos jovens pelo tema.

Davi Carvalho Costa, de 17 anos, do Colégio Estadual Aydano de Almeida, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi um dos alunos que aprovaram a ideia. Segundo ele, a palestrante conseguiu esclarecer algumas dúvidas e contribuiu para que ele conhecesse mais sobre a Constituição.

– A gente ouve as pessoas falarem: “ele é formado pelo facebook”, mas acho que precisamos saber de mais informações além da que encontramos nas redes sociais. Por isso é importante conhecer um pouco mais os direitos de todo o cidadão e o que podemos fazer caso seja preciso ir atrás deles. A Constituição ajuda nesses esclarecimentos – disse.

O estudante Acácio Reis, de 17 anos, que está no curso de Formação de Professores, do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, disse que a proposta despertou o conhecimento e a curiosidade dos alunos. O jovem, que está prestes a seguir a carreira de docente, destacou que também poderá abordar o conteúdo em sala de aula aos seus futuros alunos.

– Acredito que é importante que todo cidadão brasileiro conheça mais a Constituição e como foi seu processo de elaboração. Quando esse conteúdo é abordado junto aos alunos nas escolas, também estimulamos o protagonismo e participação dos jovens na sociedade – finalizou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

 

 

Confira os vídeos abaixo com foco no tema "Constituição 30 anos".

- Parte I

- Parte II

- Parte III

- Parte IV

- Parte V




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________