Educação

Notícias

Pesquisa revela expectativas de alunos da rede estadual de ensino

 15/03/2012 - 16:42h - Atualizado em 07/05/2012 - 12:32h

Foram ouvidos 4 mil estudantes


A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro encomendou uma pesquisa ao Instituto Mapear, a fim de identificar as percepções e expectativas dos alunos da rede. Do total de entrevistados (4 mil alunos), 67% consideram o ensino público estadual de qualidade. Para 13%, o ensino é excelente, enquanto que para 54% é bom. Apenas 4% a avaliaram negativamente.

 

Quando comparado ao ano de 2010, 51% dos alunos consideram que o ensino melhorou no último ano. Para 32%, a qualidade não sofreu alteração, enquanto que para 15% piorou.

 

De acordo com a pesquisa, o sistema de avaliação diagnóstica, implementado pela Seeduc, é um dos principais motivadores para o fortalecimento da prática pedagógica. Dos alunos ouvidos, 90% afirmam ter conhecimento de que avaliações como Saerj e Saerjinho foram criadas para cumprir esse papel.

 

Dos responsáveis ouvidos (1.200), 63% afirmaram ter conhecimento de que esses exames são aplicados a cada dois meses, ou a cada seis meses. O grau de conhecimento chega a 75% junto aos responsáveis do interior, contra 59% nas demais regiões. De um modo geral, os que sabem das provas têm consciência quanto ao objetivo de avaliar a qualidade do ensino em cada escola: 53% do total de responsáveis.

 

Diante da explicação de que o objetivo é avaliar a qualidade do ensino e de que a aferição do desempenho de cada unidade ocorre a partir da média obtida pelos alunos, 92% se mostram favoráveis à aplicação dos exames.
 

Acesse abaixo as pesquisas:

 

Pesquisa 1

 

Pesquisa 2

 

Pesquisa 3




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________