Educação
Notícias
Alunos da rede garantem vaga no Ensino Superior
31/01/2012 - 13:16h - Atualizado em 30/05/2012 - 09:33h
» Alícia Barroso
Estudantes recém-formandos pelas escolas estaduais se preparam para ingressar na universidade
Fotos: Cris Torres e Marcia Costa
A vida do jovem Raphael Willian de Araujo mudou completamente desde que ele concluiu o Ensino Médio no C.E. Professor Fonseca, em Araruama, no final do ano passado. Isso porque, graças a muita dedicação, ele foi aprovado para o curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), algo com que sempre sonhou.

- Desde muito novo me interesso por informática, por isso estou gostando muito do curso. Isso tudo representa um grande desafio para mim – revela o jovem, que vai todo dia de Araruama para Niterói para poder estudar.
Como ele conciliava o Ensino Médio com o trabalho em um mercado, não sobrava muito tempo para estudar em casa, o que não impediu seu bom desempenho no vestibular.
- Como eu trabalhava, não tinha muito tempo para estudar em casa. Felizmente, sempre tive facilidade de pegar a matéria. Mesmo assim não tem como negar que a aprovação foi uma surpresa e motivo de muita alegria. Agora estou me dedicando apenas à faculdade, que é a minha prioridade, mas em breve pretendo conseguir um estágio – revela.
Outro exemplo de sucesso é o de Caroline Almeida, que estudou no C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Monchón, em Padre Miguel, e passou na primeira fase da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela, que optou pelo curso de dança, revela que a escola a preparou muito bem para o vestibular.

- O colégio tem várias atividades que treinam a gente para processos seletivos, como projeto de redação aos sábados. Acho que um dos motivos da minha aprovação foi justamente meu bom desempenho na redação, que foi sobre um assunto bastante atual. E nós sempre debatíamos atualidades em sala de aula.
A aluna destaca ainda que os simulados feitos na escola ajudaram a treiná-la para as provas objetivas.
- Os professores passaram em sala de aula muitas questões de provas antigas. Acho também que o Saerjinho serviu como um treinamento, pois as perguntas que caíram no exame foram no mesmo nível das do ENEM.
Por ter optado pela faculdade de dança, a aluna também teve que passar por um teste de habilidade específica, no qual conseguiu ser aprovada graças aos anos que dedicou à dança.
- Fiz jazz por sete anos e balé clássico por seis meses. Sempre acreditei no meu potencial, mas nem por isso deixei de ficar surpresa com a minha aprovação – diz a aluna.

Outro aluno que garantiu sua vaga na universidade foi Rafael Gomes dos Santos, que concluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo C.E. Ministro Raul Fernandes e passou em 3º lugar para o curso de História da Universidade Severino Sombra, em Vassouras.
- Fiquei muito feliz com a minha aprovação. Confesso que ter passado em 3º lugar foi uma surpresa muito boa, até porque sempre tive que conciliar os estudos com o trabalho. Mas o incentivo dos professores foi essencial para mim e para meus colegas.
Confira aqui a listagem dos estudantes e as fotos de alguns alunos que garantiram vaga no Ensino Superior.