Educação

Notícias

Educação

Jovens conquistam oportunidades com ensino e fluência em Língua Francesa

 16/05/2018 - 09:08h - Atualizado em 16/05/2018 - 09:08h

Idioma tem feito a diferença na vida acadêmica e profissional de ex-alunos de Ciep em Niterói


 O Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, em Niterói, é uma escola de Ensino Médio com proficiência em Língua Francesa. O aprendizado do idioma tem feito a diferença na vida acadêmica e profissional de vários alunos que se formaram na escola e saíram falando francês fluentemente.

 

Na unidade, mais de 200 alunos receberam o Diploma de Estudos em Língua Francesa (DELF), o certificado oficial de proficiência do Ministério da Educação Nacional Francês, que atesta as competências de estudantes ou outros candidatos estrangeiros neste idioma. A última turma, formada por 35 estudantes, conquistou a certificação em abril deste ano.

 

Foi com o objetivo de estudar em uma escola de referência em Francês que a paraibana Alana Raquel Lino, que chegou ao Rio de Janeiro aos 8 anos com a mãe e os irmãos, encontrou motivação para fazer o percurso diário, de cerca de 3 horas, entre Curicica, bairro da Zona Oeste carioca, e Charitas, em Niterói, onde está localizado o Ciep 449. O esforço valeu a pena.

 

Após concluir o Ensino Médio e conquistar a melhor nota no nível B2 do DELF, em 2016, ela foi convidada a dar aulas do idioma em uma ONG de Niterói. Alana concilia, ainda, o curso superior de Letras Português-Francês na Universidade Federal Fluminense (UFF) com um estágio na escola bilíngue Liceu Molière, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

– Estudar no Ciep superou todas as minhas expectativas. Eu sempre gostei de Francês e meu sonho era dar aula do idioma. Graças à formação que tive no Ciep consegui meu primeiro trabalho neste projeto social, antes mesmo de entrar para a faculdade – disse a radiante Alana.

 

A paixão de Kevin Soares, de 18 anos, pela Língua Francesa não foi à primeira vista. Morador do bairro Barreto, em Niterói, logo que ingressou no Ciep 449 começou a participar do grupo que produzia o jornal da escola. A vontade de seguir a carreira jornalística só passou depois do intercâmbio educativo à França, que foi crucial para a escolha profissional dele.

 

– Durante o intercâmbio em Paris, tive a oportunidade de conhecer a cidade, conviver com estudantes nativos e me hospedar na casa de uma família francesa. Lá, percebi o quanto estava fluente no idioma. Voltei com vontade de aprimorar ainda mais os estudos em Francês e ser professor – lembrou o jovem que, assim como a colega Alana, atua como voluntário dando aulas de Língua Francesa na mesma ONG e cursa Letras na UFF.

 

Aluno da primeira turma do Ciep que prestou o exame do DELF, Igor Martins dos Santos, de 19 anos, cursa a faculdade de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conta que a fluência no idioma está sendo fundamental durante as aulas.

 

– No curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, os professores passam muitas matérias em que os textos básicos são em Francês. Sem dúvida, o idioma será bem útil, também, para os meus futuros desafios acadêmicos e profissionais – comentou o niteroiense, que pretende voltar ao país europeu para fazer uma especialização.

 

Em 2015, por meio do Programa Geração Bilíngue, ele passou dez dias na França, onde estudou, participou de atividades culturais e trocou experiências com estudantes de outros países.

 

Reconhecimento internacional

 

O Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França recebeu uma das principais certificações oficiais do governo francês, o selo LabelFranceÉducation. A iniciativa foi um reconhecimento pelo programa educacional voltado ao ensino da Língua Francesa desenvolvido nesta escola, a única do Brasil, entre públicas e particulares, a receber tal deferência.

 

O Ciep 449 é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Académie de Crétèil, com apoio do Consulado Geral da França.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________