Educação

Notícias

Educação

Saerjinho premia alunos com melhor participação

 02/09/2011 - 19:27h - Atualizado em 02/09/2011 - 19:29h

Projeto Jovens Turistas levará alunos a conhecer a Cidade Maravilhosa



Nesta sexta-feira (02/09), a Secretaria de Estado de Educação deu início à segunda edição do projeto Jovens Turistas, que este ano terá a participação dos alunos das escolas estaduais com melhor desempenho nos três exames do Saerjinho 2011 – avaliação diagnóstica que visa a elevar os índices de aprendizado dos alunos da rede. O primeiro grupo de premiados é do C.E. José Leite Lopes – NAVE, da Tijuca. A escola foi uma das seis que conseguiram a melhor participação nos primeiros exames. A abertura do encontro acontecerá no Hotel Scorial, no Largo do Machado, onde os estudantes ficarão hospedados, e contará com a presença do subsecretário de Gestão de Ensino, Antonio Vieira Neto. Neste dia primeiro dia de atividades, os jovens assistiram ao musical “Um Violinista no Telhado”.

 

Iniciado em agosto de 2009, o projeto já proporcionou viagens a 400 estudantes e 50 professores dos municípios de menor IDH do Estado do Rio de Janeiro, levando-os a explorar os patrimônios culturais dos municípios do Rio de Janeiro e de Paraty, e a registrarem suas impressões, em texto e imagem, por meio de novas ferramentas midiáticas, como blogs, mensagens e posts.

 

Em sua versão atual, o projeto consiste na premiação de alunos e escolas que obtiverem as melhores participações nas três edições do Saerjinho de 2011, iniciativa da Seeduc que vem monitorando a qualidade do ensino na rede pública do estado por meio de exames bimestrais. Essas provas permitem o diagnóstico de desempenho das escolas da rede e, consequentemente, o direcionamento de políticas públicas para o atendimento de suas deficiências, de acordo com a realidade local.

 

Durante três dias, os alunos das unidades escolares ficarão hospedados em hotel na cidade do Rio de Janeiro e seguirão um roteiro de passeios – visitas a pontos turísticos, centros históricos, museus, feiras e exposições – e outras atividades culturais, em opções votadas e definidas pelos próprios estudantes.

 

No total, a edição dos Jovens Turistas deste ano propiciará nove viagens de três dias ao Rio de Janeiro para os 42 alunos que se destacaram no Ensino Médio das três escolas do Estado com melhor participação no Saerjinho, em um total de 378 estudantes. Cada grupo será acompanhado por oito profissionais – professores ou funcionários da rede estadual de ensino. Os alunos conhecerão a cidade do Rio de Janeiro, aprender sobre cultura, história, arte e esporte. As visitas aos pontos turísticos e a participação em atividades educativas contribuirão para que os alunos adquiram e divulguem novos conhecimentos, já que a experiência é trabalhada nas escolas e registrada por eles no site do projeto – www.jovensturistas.com.br, em blogs das escolas e redes sociais.

 

Dentro desse contexto, o projeto Jovens Turistas estimula a participação dos alunos no Saerjinho, incentivando os estudantes a se empenharem nos estudos e a realizarem as avaliações com seriedade e responsabilidade. A proposta é contemplar as escolas com um percentual maior de participação de alunos nos níveis adequado e avançado nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. A participação deve ser acima de 70% de alunos de cada unidade.

 

Além de propiciar formação extracurricular aos alunos da rede, a participação das comunidades escolares que apresentam melhor adesão ao Saerjinho nesse projeto é um reconhecimento e valorização dos alunos e educadores comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino da rede estadual do Rio de Janeiro.

 

No dia 21 de setembro, data do próximo Saerjinho, será a última oportunidade do ano para os colégios concorrerem ao Jovens Turistas 2011. Os encontros das três escolas que serão premiadas nessa etapa vão começar a partir de 28 de outubro. Para participar, é preciso que todos os alunos façam o exame e convoquem os colegas para não perderem a avaliação. E para tirar qualquer dúvida sobre o Saerjinho, os alunos podem consultar os professores, a direção da escola ou entrar no site da Secretaria de Estado de Educação ou no do projeto Jovens Turistas, que está cheio de dicas.

 

Além do musical, os alunos do C.E. José Leite Lopes optaram em visitar o Jardim Botânico, o Corcovado, o Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna, a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e a Floresta da Tijuca. Também está programada uma ida à Escola de Circo Social Crescer e Viver, na Cidade Nova, onde os alunos conhecerão as atividades do grupo.

 

Abaixo, as escolas premiadas que obtiveram as melhores participações nos Saerjinhos e as datas do projeto Jovens Turistas para essas unidades.

 

Escolas vencedoras do 1º Saerjinho

02-04/setembro - CE José Leite Lopes (Rio de Janeiro)
09-11 setembro - CE José Cardoso de Moraes (São Sebastião do Alto)
16-18 setembro - CE Waldomiro Pitta (Cambuci)


Escolas vencedoras do 2º Saerjinho

07-09 outubro - Ciep 280 Prof. Vasco Fernandes da Silva Porto (Carmo)
14-16 outubro - CE Barão de Santa Maria Madalena (Santa Maria Madalena)
21-23 outubro - CE Luiz Ferraz: (Itaperuna)
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________