Educação

Notícias

Saerj

Saerj e Saerjinho

 24/08/2011 - 11:16h - Atualizado em 30/11/2011 - 17:41h


SAERJ

O resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2010 já está disponível! Além de proporcionar um diagnóstico da rede estadual de ensino, a prova premia os alunos que atingem os níveis mais altos em Português e Matemática, “adequado” e “avançado”, com notebooks. Com o resultado do Saerj, a Secretaria de Estado de Educação pode avaliar individualmente cada escola, identificando os pontos positivos e o que precisa ser melhorado.

 


Confira aqui a lista completa com o resultado do Saerj 2010!


Em caso de dúvidas, veja a lista com as perguntas mais frequentes.


Dica: Para encontrar o seu nome mais facilmente, abra o arquivo e pressione CTRL+F e digite uma palavra-chave.


ATENÇÃO: o evento de entrega dos notebooks está sendo produzido. As informações sobre datas serão fornecidas, em breve, para as escolas e também nos portais da Seeduc:www.rj.gov.br/web/seeducwww.conexaoaluno.rj.gov.br e www.conexaoprofessor.rj.gov.br.


Resultado 2009
Dica: Para encontrar o seu nome mais facilmente, abra o arquivo e pressione CTRL+F e digite uma palavra-chave.

 

SAERJINHO

 

A Secretaria de Estado de Educação deu início, em abril de 2011, ao Saerjinho, sistema de avaliação bimestral do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A partir de agora, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio Regular, Integrado e do Curso Normal das escolas estaduais de ensino presencial farão, ao final de cada bimestre, provas de Língua Portuguesa e de Matemática. O objetivo é acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem.

 

 

Os resultados vão apontar a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato será possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da Educação Básica.

 

 

É muito importante que os alunos participem e que toda escola esteja envolvida neste processo! Essas provas ajudarão a Seeduc a fazer uma escola ainda melhor para todos.
Fiquem atentos! A terceira avaliação será no dia 21 de setembro de 2011.
 

 

Diretor, confira o manual com informações sobre essa avaliação do 3º bimestre.

 

Saiba mais sobre as atribuições dos coordenadores regionais, diretores e professores clicando aqui.

 

Entenda as matrizes de referência do Saerjinho aqui.

 

Está com dúvidas? Então veja as perguntas e respostas!

 

 

AVALIAÇÕES: Professor, confira aqui uma lista de exemplos de avaliações, Prova Brasil, habilidades, orientações pedagógicas e outros materiais do Inep.

 

Entenda para que servem o Saerj e o Saerjinho.

 

Saerjinho ajuda a treinar para o Enem, vestibulares e entrevistas de emprego.



Banco de itens: confira o acervo de questões de Matemática e Português
Está disponível para os professores um sistema com perguntas

para serem usadas em sala de aula


A Subsecretaria de Gestão do Ensino (SUGEN) colocou à disposição dos professores da rede um Banco de Itens, parte do projeto Saerjinho, que tem como objetivo contribuir com os docentes no processo da aprendizagem e, principalmente, da avaliação. Esta ferramenta é um acervo de itens para a geração de provas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

Entre os materiais ainda estão explicações sobre habilidades que os itens estão avaliando. A Sugen sugere que as escolas se orientem pelos resultados de seus alunos para a escolha das questões. O professor pode escolher os itens ou apenas as habilidades que o sistema monta a prova. A cada mês serão cadastrados novos dados.

 

 

Para acessar, entre no site www.saerjinho.caedufjf.net. O login é a matrícula e a senha, o cpf. 

 

Revista Contextual:

A edição 2010 já está disponível. Clique aqui e, em seguida, em "Revista Contextual".




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________