Educação

Notícias

Educação

Pré-matrícula da EJA termina no próximo domingo

 06/07/2011 - 08:32h - Atualizado em 07/07/2011 - 09:56h

As oportunidades são para o segundo semestre


Estudantes a partir dos 15 anos que desejam estudar na rede estadual no próximo semestre devem ficar atentos. Até o 10 de julho, estão abertas as pré-matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, somente pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.


As oportunidades são para o segundo semestre, na fase VI (Ensino Fundamental) e na fase I (Ensino Médio) da EJA. É necessário ter idade mínima de 15 anos completos ou a completar até 31/07/2011 para concorrer às vagas da fase VI e 18 anos completos ou a completar até 31/07/2011 para os interessados na fase I. Para se inscrever, basta acessar o site e informar os dados pessoais, três unidades escolares por ordem de preferência (sendo somente uma obrigatória) e o turno desejado.


A distribuição de vagas levará em conta a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado por escola e os seguintes critérios, nessa ordem: preferência à pessoa com necessidades especiais; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na rede pública de ensino; proximidade da residência e, em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais velho. É importante destacar que a ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação.


Os resultados para consulta dos candidatos estarão disponíveis no site a partir do dia 15 de julho. Basta que o candidato utilize o número de inscrição. A confirmação da matrícula na escola indicada acontecerá de 18 a 29 de julho. Na efetivação da matrícula, serão necessários os seguintes documentos: carteira de identidade original ou documento original que a substitua (certidão de nascimento ou casamento) – os documentos originais serão devolvidos no ato; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série na qual o aluno está habilitado (o original ficará na escola); carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), e comprovante de residência.


O candidato que não tiver acesso à Internet e desejar realizar a pré-matrícula, pode utilizar os postos do Rio Poupa Tempo, ou deve dirigir-se à unidade escolar estadual mais próxima de sua residência.


Confira o cronograma completo:


27/06/2011 a 10/07/2011 - Pré-Matrícula: para os interessados na FASE VI do Ensino Fundamental e FASE I Ensino Médio.


15/07/2011 - Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET - www.matriculafacil.rj.gov.br.


11/07/2011 a 22/07/2011 - Renovação de Matrícula.
 

15/07/2011 - Disponibilização da relação das Unidades Escolares que ofertam Educação de Jovens e Adultos (FASE VI do Ensino Fundamental e FASE I do Ensino Médio), no site www.matriculafacil.rj.gov.br.


18/07/2011 a 22/07/2011 e 25 a 29/07/2011- Confirmação da Matrícula na Unidade Escolar e Matrícula para os não alocados.*


*(final de semana não há confirmação)
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________