Educação

Notícias

Educação

Aluno de Nova Iguaçu participará de intercâmbio nos Estados Unidos

 09/01/2018 - 11:29h - Atualizado em 24/01/2018 - 12:34h

Estudante foi selecionado no Programa Jovens Embaixadores e viaja na próxima sexta-feira, dia 12



Daniel de Fúcio Fernandes, ex-aluno do Ciep 117 - Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi um dos selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2018 e fará um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Nesta terça-feira, dia 9, ele viaja para Brasília para se juntar aos 50 alunos de todo o país que participarão da iniciativa e, no próximo dia 12, o grupo embarca para a terra do Tio Sam.

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, e tem como público-alvo jovens que são exemplos em suas comunidades. Como participação em trabalhos comunitários, um dos requisitos do Programa Jovens Embaixadores, Daniel conquistou o intercâmbio pelo trabalho de monitor desenvolvido no Clube de Ciências do Ciep 117, escola que pertence à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Na unidade de ensino, ele preparava matérias para as aulas práticas e dava aula de monitoria de Biologia e Química para os colegas, entre outras atividades.

 

Segundo Daniel, na primeira semana do intercâmbio, ele e os jovens selecionados visitarão Washington e conhecerão museus, escolas, projetos sociais e participarão de reuniões e oficinas sobre liderança e empreendedorismo. Na segunda semana, os alunos viajarão para diferentes estados, onde serão recebidos por famílias-anfitriãs. Nessa fase do intercâmbio eles assistirão aulas em escolas locais e vão interagir com estudantes americanos da mesma idade. Também participarão de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazer apresentações sobre o Brasil.

 

Viver uma nova experiência, expandir horizontes e ajudar a fortalecer relações de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos são oportunidades que o Programa oferece aos seus participantes. Daniel quer aproveitar tudo isso e deixar a imagem do jovem brasileiro durante o contato com os colegas americanos

 

– Quero mostrar que somos capazes. A minha participação nesse Programa é isso: significa que a união de todos os meus professores, família e amigos tornou isso possível – destaca.

 

Proficiência em Língua Inglesa

 

Daniel também revela que a formação no Ensino Médio no Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade foi essencial para aprender a Língua Inglesa.

 

– Tinha interesse no aprendizado do inglês. Quando cheguei ao Ciep, mal sabia o verbo “to be”. Essa conquista eu devo aos meus professores que me orientaram, incentivaram e me ensinaram tudo – diz.

 

Para o futuro, Daniel deseja cursar Biologia. O jovem contou que, embora tenha interesse na área de pesquisa, o magistério é o seu maior objetivo.

 

– Meu interesse é pela sala de aula. Quero passar para outros jovens um pouco da experiência que passaram para mim. Meus professores me proporcionaram boas oportunidades, como a de participar desse Programa, e eu quero oferecer o mesmo para os meus futuros alunos – declara.

 

O diretor do Ciep 117, Eduardo Vasconcellos, contou que a escola trabalha assuntos como cidadania, protagonismo juvenil e várias disciplinas seguem o esquema “dual language”, possibilitando uma boa preparação para esses programas de intercâmbio. Segundo ele, Daniel é um excelente aluno e muito engajado em várias atividades da escola.

 

– Ele se desenvolveu muito nessa escola. Um rapaz que sempre sonhou ir aos Estados Unidos para experimentar tudo que contávamos sobre esse país. Um aluno que se encantou com o estudo das Ciências e quer se tornar um professor de Biologia para que outros reproduzam o seu sonho. Ele acredita no poder da educação e sabe que o aprendizado da Língua Inglesa abre portas e que, agora, está preparado para os desafios da vida pessoal e profissional – pontua.

 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, a realização de intercâmbios é uma oportunidade de crescimento cultural e, também, fortalece e aprimora a língua estrangeira, já que os alunos colocam em prática o que aprenderam em sala de aula.  




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________