Educação

Notícias

Educação

Plataforma Freire

 14/11/2017 - 15:19h - Atualizado em 14/11/2017 - 15:19h

Projeto agrega currículos de professores da Educação Básica


A Secretaria de Estado de Educação informa que já está disponível, para cadastro de currículo e solicitação de vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC), a Plataforma Freire.


A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica e gerenciar cursos de capacitação para os professores.

 

Sendo assim, a realização do cadastro na Plataforma Freire apresenta-se como uma excelente e imprescindível oportunidade de formação e valorização profissional oferecida pelo MEC.

 

O prazo para cadastro e solicitação de vaga é até dia 01/12/2017, através do link https://freire2.capes.gov.br.

 

Não deixe para a última hora!

 

A realização do cadastro de todos os professores e todas as professoras da rede estadual é fundamental para a solicitação de vagas para as formações.

 

Os profissionais, que estejam na função docente, já poderão solicitar vaga para os seguintes cursos:

 

• Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;
• Especialização em Educação infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;
• Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nas anos finais do Fundamental;
• Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO!


• É muito importante que faça seu cadastro independente da solicitação de vaga de curso, pois o sistema está organizado para ser uma base de dados e de informações sobre os professores da educação básica, gestores educacionais, bem como de toda a comunidade acadêmica que atua com formação de professores e poderá ser utilizado pelas Secretarias de Educação no planejamento de suas políticas locais e pela Capes na gestão e acompanhamento da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica.

 


• Até 1º de dezembro, os professores cadastrados poderão solicitar vaga em cursos por meio da Plataforma Freire. Após esse prazo, ainda será possível cadastrar currículos, pois o sistema de cadastro está sempre aberto. Contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

 

• “Plataforma Freire” foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

 

• Para maiores informações acesse o site do Capes  ou entre em contato pelo e-mail freire@capes.gov.br. Se desejar, ligue para o número 0800616161, clique na opção 7 ou também pelo telefone (21) 2332-1715. Os emails coordenacaodeformacao@educacao.rj.gov.br e easeeduc@educacao.rj.gov.br também podem ser usados como contato.

 

• Segue o link para acesso ao Manual do usuário da Plataforma Freire https://undime.org.br/uploads/documentos/phpSj8BUU_59ee3bda739bb.pdf
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________