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Termina edição 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro

 05/10/2017 - 10:59h - Atualizado em 05/10/2017 - 11:35h

Alunos da rede estadual relatam suas experiências na Câmara dos Deputados


Patrick Araújo das Chagas, do Colégio Estadual Roberto Montenegro, em Angra dos Reis, e Willian da Silva Alves de Melo, do Colégio Estadual Jacques Raimundo, em Realengo, na Zona Oeste da capital, trouxeram na bagagem boas histórias para contar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Durante uma semana, eles vivenciaram a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília, acompanhados de outros cinco jovens fluminenses. Pela primeira vez no Distrito Federal, os estudantes da rede estadual do Rio defenderam e aprovaram seus projetos nas comissões instaladas durante o projeto.

Participante da comissão de Saúde e Segurança Pública, Patrick conta que a troca de experiências entre jovens de todo o país foi enriquecedora.

– Foi incrível, pois conseguimos ver o ponto de vista de cada pessoa, de acordo com a sua realidade. Todos souberam lidar muito bem com as diferenças – disse.

 

O projeto elaborado por Patrick prevê que o rótulo de produtos industrializados com carne bovina, suína e de frango contenha a indicação da quantidade de água utilizada na produção, e de agrotóxicos utilizados no cultivo dos componentes da ração com a qual o animal foi alimentado.

– Além de defender o meu projeto, eu aprendi muito sobre as variadas demandas de cada canto do Brasil, quais as necessidades e pelo que outros jovens lutam. Meu projeto foi super bem recebido pelo grupo e aprovado sem alterações. E isso é algo que levarei para toda a minha vida – destacou.

 

 

 

 

 

Willian (à esquerda) e Patrick

 

Já o parlamentar jovem, Willian, defendeu o projeto que dispõe sobre a inclusão dos portadores de Esclerose Múltipla no amparo da Lei nº 3.298, de 1999, no que se refere ao sistema de cotas em concursos públicos para pessoas com deficiência. Ele participou da comissão de Direitos Humanos e Minorias.

                        

– A recepção dos colegas de outros estados e dos servidores da Câmara foi maravilhosa. Todos me apoiaram. Participar da comissão foi uma experiência incrível. Eu aprendi bastante com os jovens da minha idade e darei prosseguimento. Apesar de cada um ter uma opinião diferente, chegamos a conclusões importantes. Meu projeto foi abraçado e aprovado unanimemente – informou.

Alunos Patrick (no Centro) e William (último à direita)

 

O Parlamento Jovem Brasileiro


O Parlamento Jovem Brasileiro acontece anualmente, desde 2004, visando possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país a vivência do processo democrático.

Durante a participação na jornada parlamentar, os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

A jornada de atividade parlamentar dos deputados jovens consiste em atividades que se assemelham à realidade da criação de uma nova lei no Brasil. Assim, os estudantes selecionados formam partidos políticos, tomam posse como deputados jovens, elegem a Mesa Diretora dos trabalhos do PJB, analisam os projetos de lei selecionados e relatam, debatem e votam todos os projetos em comissões e em plenário.

Todos esses procedimentos se parecem, na medida do possível, com o que acontece de verdade na Câmara dos Deputados e possuem regras regimentais próprias. Em cada etapa, o estudante selecionado tem a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo e sobre as diversas questões envolvidas na análise e aprovação (ou rejeição) de uma proposta legislativa.

Durante todo o período do evento, os deputados jovens são auxiliados por uma equipe que conduz as atividades legislativas da jornada parlamentar, composta por servidores e servidoras especialistas em Processo Legislativo da Câmara dos Deputados. Além disso, os estudantes também participam de palestras, aulas e oficinas que irão prepará-los para a atuação parlamentar.




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