Educação

Notícias

Educação

Rede estadual de ensino tem dois representantes no Parlamento Jovem Brasileiro

 21/08/2017 - 10:57h - Atualizado em 21/08/2017 - 10:58h

Ao lado de outros cinco jovens, os alunos representarão o estado do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados, em Brasília


Dois alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) estão entre os 78 finalistas do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2017). Willian da Silva Alves de Melo, do Colégio Estadual Jacques Raimundo, em Realengo, na Zona Oeste da capital, e Patrick Araújo das Chagas, do Colégio Estadual Roberto Montenegro, em Angra dos Reis, representarão o Rio de Janeiro, com outros cinco jovens fluminenses, na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a jornada de simulação parlamentar, no período de 25 a 29 de setembro.

 

No total, 28 jovens do Rio de Janeiro foram classificados, mas somente sete deles foram escolhidos para a final. Com temas originais, os dois estudantes da rede estadual ficaram entre os melhores nesse seleto grupo. Willian, em 2º lugar, e Patrick, na 4ª colocação do estado.

 

O ponto de partida para o projeto desenvolvido por Willian Melo foi a sua própria rotina diária, driblando os sintomas da esclerose múltipla. A medida prevê que pessoas que convivem com a doença tenham oportunidades iguais no mercado profissional.

 

– Temos muita dificuldade para entrar no mercado de trabalho. Conheço pessoas que não foram selecionadas em emprego por causa da doença. Minha proposta é que passem a nos enxergar de forma igualitária. Em Brasília, quero executar tudo da melhor forma, para que as pessoas saibam que um jovem fez algo para ajudar o próximo – destacou Willian, que atribui a conquista no PJB à direção e aos professores, que o incentivaram e auxiliaram na elaboração do projeto.

 

Os elogios são recíprocos. De acordo com a diretora do Colégio Estadual Jacques Raimundo, Rosane Martins dos Santos, Willian não se deixa abater diante das dificuldades.

 

– Ele faz parte do Grêmio Estudantil. É um aluno dedicado, assíduo, guerreiro, otimista, educado e sempre cativou os professores – ressaltou.

 

O jovem de 20 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio noturno, também recebeu o carinho e o reconhecimento dos familiares.

 

– Minha família disse que eu sou um orgulho e um homem vencendo barreiras – comemora, já pensando em cursar a faculdade de Gastronomia.

A cerca de 150 km de distância da capital, na Costa Verde, Patrick das Chagas teve a ideia de dar mais esclarecimentos à população sobre o alimento consumido. O projeto prevê que as embalagens de produtos com carnes bovina, suína e de frango contenham informações sobre a quantidade de agrotóxico e de água envolvida no processo de produção.

 

– Eu acho importante que as pessoas saibam o que estão ingerindo – explicou.

 

Determinado, essa foi a segunda tentativa do aluno de participar do Parlamento Jovem Brasileiro.

 

– Como eu não consegui ser selecionado no ano passado, aperfeiçoei meu projeto com a ajuda de outros colegas mais experientes. Quando vi o resultado na internet, comemorei bastante. Foi uma festa na escola também! É a primeira vez que participo de programas assim fora do estado, e espero fazer muitos contatos e aprender como funciona a Câmara – disse o aluno, de 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.

 

O diretor do Colégio Estadual Roberto Montenegro, Fellipe Verdini não esconde a satisfação com o resultado.

 

– O Patrick sempre foi um aluno empenhado e participativo, que fica até mesmo depois das aulas buscando orientações – revelou Verdini.

 

O Parlamento Jovem Brasileiro acontece anualmente, desde 2004, visando possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país a vivência do processo democrático.

 

Durante a participação na jornada parlamentar, os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________