Educação

Notícias

Educação

Governador dá posse a diretores escolhidos por seleção

 31/03/2011 - 12:21h - Atualizado em 31/03/2011 - 19:12h

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, deram posse, na tarde desta segunda-feira (28/03), no Palácio Guanabara, aos 28 novos Diretores Regionais Pedagógicos (14) e Administrativos (14) e 47 Diretores de unidades escolares que passaram por um processo seletivo inédito na rede.


A seleção contou com avaliação curricular, prova e entrevista, além de capacitação específica para as funções. As atividades de capacitação são voltadas para assegurar o acompanhamento e o cumprimento das metas estabelecidas para as unidades de ensino, com o objetivo de elevar os índices do ensino público estadual para as cinco primeiras posições no ranking nacional de educação até 2014.

 

 

Dos cerca de 1300 inscritos que participaram da primeira fase, 600 se classificaram para a etapa seguinte (prova), sendo 300 candidatos concorrendo ao cargo de diretor de unidade escolar e 150 para cada regional – pedagógica e administrativa.

 

Para a terceira fase (avaliação de perfil), passaram 150 concorrentes às vagas de diretores de unidades escolares e 75 para cada regional – pedagógica e administrativa. Da quarta etapa (treinamento), participaram 88 candidatos, sendo 20 de cada regional.

 

Todos foram capacitados para a Gestão Integrada nas Escolas (GIDE), ferramenta que será utilizada para dar continuidade à implantação das diversas ações previstas no planejamento estratégico da Secretaria para os próximos anos.

 

Após a capacitação, os profissionais participaram do primeiro encontro de trabalho, quando conheceram todas as etapas da gestão focada, que visa obter diversos benefícios como a integração dos aspectos estratégicos, pedagógicos e gerenciais; a conversão do esforço da equipe escolar para o aluno; a implementação do gerenciamento científico baseado em fatos e dados; a previsibilidade de resultados e acompanhamento sistemático com possibilidade de agir corretivamente, entre outras.

 

O governador Sérgio Cabral elogiou o trabalho do secretário Wilson Risolia e contou que vem recebendo um retorno positivo dos professores.

 

- Hoje vejo grande motivação na Educação e, pela qualidade do nosso magistério, sei que vamos avançar. Recebi recentemente o email de uma professora que participou do processo seletivo, mas foi eliminada na penúltima fase. Mesmo assim, ela se dizia feliz e nos elogiava por estarmos no caminho certo – detalhou o governador, pedindo aos empossados que levem “espírito de trabalho” às regionais. Para Cabral, a base de tudo deve ser “motivação e amor”.   

 

Risolia aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de certificar os profissionais da rede.  

 

- Hoje é um dia singular, uma data de grande simbolismo para a Educação do estado. Esta é a primeira turma classificada por processo seletivo para o cargo de direção. Daqui para frente, todas as funções do setor pedagógico da Seeduc serão escolhidas por processo seletivo. Estamos valorizando a carreira do magistério. Todo professor da rede pode se candidatar a um cargo pedagógico e ascender profissionalmente. Estamos quebrando paradigmas – afirmou Risolia. 

 

Aprovada em primeiro lugar para diretora regional pedagógica, Ana Paula Quadro de Azevedo foi escolhida para representar os empossados e fez um discurso empolgante. Há 17 anos no Estado, Ana Paula trabalhava como coordenadora pedagógica na Escola Estadual Professora Luiza Honória do Prado, em São Gonçalo.

 

- Esse momento é histórico! Estamos deixando pra trás uma era de indicações para inaugurarmos um novo tempo, onde as posições hierárquicas são conquistadas através de uma seleção. Estou aqui representando um grupo que passou por várias etapas de um processo rigoroso. Chegar aqui não foi fácil. Em alguns momentos confesso me senti fazendo parte do Bope, e tenho certeza que esse sentimento não é só meu. Nós, não somos os mesmos que iniciamos este processo, houve um crescimento considerável – disse a educadora.

 

Primeiros colocados para diretor regional administrativo e diretora de unidade escolar, respectivamente, Luiz Paulo Rodrigues e Luciana Gavioli, eram só sorrisos.

 

- Viemos de um processo transparente e bastante democrático. Minha expectativa é de um grande desafio, mas estou animado em confiante – definiu Luiz Paulo, que é professor de História e trabalhava na Coordenadoria Noroeste Fluminense I.

Professora de Língua Portuguesa, Luciana tem na bagagem dois mestrados, além de experiências como professora de Ensino Superior e da Faetec. Antes da aprovação, lecionava no C.E Luiza Drummond dos Reis, em Paracambi.

 

- Estou muito feliz em participar deste projeto. Me sinto reconhecida e valorizada como profissional. Tenho certeza que realizarei um bom trabalho – avaliou ela, que deve assumir uma unidade de ensino supletivo em São Cristóvão.

 

 

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________