Educação

Notícias

Educação

Programa Identidade Jovem é lançado no Rio de Janeiro

 30/06/2017 - 09:04h - Atualizado em 30/06/2017 - 09:04h
 » Fotos: Marcia Costa

Iniciativa beneficiará jovens e estudantes da rede pública de ensino com meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos


O Programa Identidade Jovem (ID Jovem), fruto de uma parceira entre o governo estadual e seus diversos municípios com o Governo Federal, foi lançado, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, dia 29. A iniciativa beneficiará jovens de baixa renda e alunos da rede pública estadual de ensino com meia-entrada em eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos.



No evento, realizado no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro, estiveram presentes o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha; o secretário de Educação, Wagner Victer; o secretário de Trabalho e Renda, Milton Rattes; o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho; a superintendente de Políticas para a Juventude do Rio de Janeiro, Jéssica Ohana; o diretor-geral do Degase, Alexandre Azevedo de Jesus; a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Medina; além de outros participantes.

Por meio do Programa, milhares de jovens poderão obter o “ID Jovem”. O documento também será gerado através de um aplicativo para smartphone, que transformará o aparelho no próprio cartão. Para usar este recurso basta apresentar a imagem do cartão, dentro da validade, na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto. Assim, o usuário terá garantidos os benefícios da meia-entrada, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.



– Aqui, no Rio de Janeiro, estamos lutando muito para fazer que uma rede de empresários possa aderir ao Programa de alguma forma. São empresários de hotéis, supermercados e casas de espetáculos, entre outros, que, em breve, poderão aderir ao ID Jovem – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o projeto iniciará na capital do Rio de Janeiro e será estendido a outros municípios. Aproximadamente, 800 mil jovens devem ser beneficiados aqui no estado. Diversas escolas da rede estadual estarão abertas ao cadastramento nas diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, a partir do dia 8 de agosto.



– Essa é uma ação concreta de política para a juventude. O que estamos construindo só está sendo possível pelo alinhamento pleno do Estado, do Governo Federal e, principalmente, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Se não houver pessoas que pensem na construção de uma sinergia, não conseguimos avançar – destacou Victer.

Para participar do Programa ID Jovem, o interessado deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, o CAD-ÚNICO, ter renda familiar de até dois salários mínimos e ter o Número de Identificação Social, que pode ser consultado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho e no próprio aplicativo da ID Jovem.

– O Estado do Rio de Janeiro dá um exemplo de engajamento no desenvolvimento de políticas públicas para os jovens, principalmente por montar um comitê que irá acompanhar o desenvolvimento do projeto para garantir que atenda da melhor forma seu público-alvo, ajudando, assim, a criar uma sociedade mais integra e justa – acrescentou o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

O promotor de Justiça, Rodrigo Medina, representante do Ministério Público, também esteve no evento. Segundo ele, as promotorias da Infância e da Juventude atendem adolescentes que são o público-alvo do ID Jovem. Ele comentou a importância do Programa.

– A iniciativa é excelente, pois temos vários projetos de políticas públicas com capilaridade nos municípios do interior, que ajudarão muito a difundir o programa em uma futura etapa – ressaltou.



Já a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, destacou que o projeto atenderá crianças de baixa renda, dando acessibilidade e resgatando jovens que vivem em situação de vulnerabilidade.
 


  • Fotos

  • 6 fotos | 30/06/2017

    Lançamento ID Jovem

    Fotos Marcia Costa



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________