Educação

Notícias

Educação

Escolas da rede têm projetos selecionados pelo edital 'Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra'

 23/03/2017 - 12:23h - Atualizado em 23/03/2017 - 12:24h

Unidades receberão financiamento para desenvolver suas atividades


O Ciep 173 - Rainha Nzinga de Angola, localizado em Acari, e o Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, estão entre as dez escolas que tiveram seus projetos selecionados pelo edital 'Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra'. A iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer e acompanhar programas de gestão escolar que contribuam para o desenvolvimento de práticas capazes de elevar os resultados educacionais dos jovens negros de escolas públicas de Ensino Médio. 

 

Ao todo, foram inscritos 185 projetos de 24 Estados e do Distrito Federal.  Os colégios selecionados receberão até R$ 35 mil para financiar suas atividades e contarão com apoio técnico do Fundo Baobá, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

 

"Um Olhar para a Consciência" é o nome do projeto do Ciep 173. O objetivo do colégio é realizar um censo escolar para levantar dados gerais dos alunos e traçar um perfil da comunidade. A escola oferecerá formação continuada aos professores para valorizar a identidade negra e atividades com os estudantes, com o intuito de promover a cultura afro-brasileira e ampliar a sua visão crítica sobre a história da cultura negra.

 

O IE Carmela Dutra foi escolhido pelo projeto "Meus Cabelos Enrolados Me Fazem Refletir… (Narrativas sobre o Racismo e o Sexismo nas Escolas a partir da Estética do Cabelo!)". A iniciativa propõe reflexões sobre o enfrentamento ao racismo, questões estéticas e a defesa de direitos. A metodologia proposta pela unidade envolve a construção de narrativas pessoais e coletivas, utilizando recursos de tecnologia da informação e comunicação para transformar os relatos em produtos multimídia, que serão exibidos em um festival aberto à comunidade.

 

Para saber mais sobre o projeto e as iniciativas selecionadas, clique aqui.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________