Educação

Notícias

Educação

Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz - Ensino Médio Integrado em Leite e Derivados

 08/10/2015 - 13:28h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:47h

Projeto NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos


Endereço: Rua Capitão Juvenal Figueiredo, s/nº, Colubandê, São Gonçalo - CEP 24753 560.


Horário de Funcionamento: 7h às 17h
 

O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a criar um colégio voltado para a tecnologia de alimentos: o C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, localizado no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana. O Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo – NATA está implementado dentro da escola. Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e de Agricultura (SEEDUC e SEAPEC), com o Instituto Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), o colégio conta com ensino profissionalizante, em horário integral, e oferece dois cursos técnicos: Leite e Derivados e Panificação. 

 

CURSO:

 

LEITE E DERIVADOS
O curso objetiva formar um profissional que, além de deter o conhecimento do leite e seus derivados sob os aspectos tecnológicos, bioquímicos, higiênico-sanitários, ambientais, sensoriais e nutricionais, tenha a capacidade de identificar problemas e formular soluções para atuar na cadeia produtiva do leite, sugerindo ações que visem à melhoria da qualidade dos produtos ofertados à população.


O técnico em Leite e Derivados é o profissional que planeja, orienta e supervisiona os processos de industrialização do leite e seus derivados, desde a fase da produção do leite até o controle de qualidade e comercialização do produto final.


Cabe ao técnico em Leite e Derivados atuar profissionalmente nas áreas industriais e de varejo e desempenhar de forma competente suas atividades. Deve apresentar conhecimentos científicos, teóricos e práticos na área de beneficiamento de leite e derivados, além de competências e habilidades nos controles e processos de varejo neste setor. Deve sempre atualizar-se com relação a novas tecnologias, tendências de mercado, normas e legislações vigentes e atuar de acordo com as mesmas. Deve ser um profissional de bom senso, dedicado, idôneo, dinâmico, ético e cidadão. Estar sempre atento também às questões ambientais e contribuir para evitar a poluição e degradação do meio ambiente. Deve primar pelo crescimento sustentável, respeito à natureza e valorização da vida.


  • Fotos

  • fachadaNATA _foto Cris Torres.jpg

    3 fotos | 08/10/2015

    Fotos NATA - C E Comendador Valentim dos Santos Diniz

    Fotos: Cris Torres



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________