Educação

Notícias

Educação

Bolsas Estácio de Sá

 05/10/2015 - 15:49h - Atualizado em 05/10/2015 - 15:49h

Edital para vagas do primeiro semestre de 2016


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - EDITAL PARA AS VAGAS DE 2016

 

DAS BOLSAS
Serão concedidas 20 (vinte) bolsas de estudo com 100% de gratuidade nos cursos de Graduação Tecnológica da Estácio de Sá no Estado do Rio de Janeiro, de escolha do aluno, para matrícula no 1º semestre de 2016.

 

PÚBLICO-ALVO
Alunos que concluíram o Ensino Médio a partir do ano de 2014 e que tenham participado de pelo menos um terço (1/3) das avaliações bimestrais (Saerjinho).

 

Vale lembrar que além dos alunos do Ensino Médio Regular, os alunos das seguintes modalidades também podem concorrer às bolsas: Curso Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Integrado, EJA Ensino Médio e Autonomia.

a) Para a modalidade CEJA Ensino Médio (Metodologia CEJA-Semipresencial) que não participa da avaliação bimestral do Saerjinho, em função de sua dinâmica diferenciada de curso por módulos de aprendizagem, os alunos candidatos a bolsa universitária do Programa Prossiga SEEDUC/PUC deverão apresentar relatório de equiparação de notas por disciplina e módulo.

 

DA INSCRIÇÃO
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período de 05/10/2015 a 10/12/2015. Os alunos candidatos às bolsas deverão se inscrever:

a) Através do preenchimento manual da ficha de inscrição disponível nas unidades da Universidade Estácio de Sá.

 

DAS ORIENTAÇÃOS PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÀRIO
a) No formulário de inscrição, o aluno deverá preencher o campo “NOME COMPLETO” exatamente como consta no sistema Conexão Educação;
b) Para se certificar de que seus dados estão corretos, o aluno candidato poderá verificar o registro em qualquer boletim emitido pelo portal Conexão Aluno no ano de 2014, ou verificar o registro no cartão gratuidade “Riocard” ou através de sua unidade escolar;
c) No formulário de inscrição, no campo “QUAL COLÉGIO VOCÊ SE FORMOU NO ENSINOMÉDIO?” os alunos candidatos deverão escrever o nome completo da escola pública estadual que concluiu seus estudos a partir do ano de 2014;
d) No formulário de inscrição, no campo “QUAL SEU NÚMERO DE MATRICULA NESTE COLÉGIO?” deverá informar o número de sua matrícula com a qual concluiu seus estudos na rede estadual;
e) No formulário de inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais, curso e unidade pretendidos, bem como em qual unidade e data/horário realizará a prova.

 

DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Todos os alunos candidatos oriundos da rede estadual terão a isenção da taxa de inscrição.

DAS VAGAS
Serão oferecidas vagas nos cursos de Graduação Tecnológica na modalidade presencial no estado do Rio de Janeiro nos campi/curso disponíveis na Tabela Unificada de Convênios (130) que pode ser consultada através dosite da Estácio: www.estacio.br/convenios.

 

DAS PROVAS
As provas serão realizadas nas unidades acimaem novembro/2015.

 

DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

Os 20 (vinte) primeiros colocados dentre os candidatos da rede estadual terão direito à bolsa integral no curso de sua escolha, desde que cumpram cumulativamenteos seguintes requisitos:

a) Forem aprovados na avaliação de ingresso (vestibular) da instituição e tiverem as melhores classificações frente aos demais alunos concorrentes da Rede Estadual até o número de vagas disponibilizadas pela Estácio de Sá, considerando a nota de corte de 6,0 (seis) na prova única de redação a ser aplicada.
b) Optem por estudar em um campus da Universidade Estácio de Sá que ainda não tenha aluno ingressante no benefício no semestre letivo.
c) Tenham participado de pelo menos um terço das avaliações bimestrais (Saerjinho).

 

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de desempate os critérios aplicáveis são:
a) Melhor desempenho nas avaliações do Saerjinho, segundo o critério de média simples das duas maiores notas obtidas na disciplina de Língua Portuguesa;
b) Melhor desempenho nas avaliações do Saerjinho, segundo o critério de média simples das duas maiores notas obtidas na disciplina de matemática;
c) Aluno com maior idade.


DAS REGRAS PARA MANUTENÇÃO DAS BOLSAS

O benefício da bolsa será estendido automaticamente até o término do curso de graduação, desde que o aluno atenda as regras da Universidade Estácio de Sá e que tenha rendimento acadêmico satisfatório.
Considera-se rendimento acadêmico suficiente a aprovação em mais de 75% (setenta e cinco por cento) do conjunto das disciplinas cursadas em cada período letivo e coeficiente de rendimento, no período letivo superior a 7,0.
O aluno deverá concluir sua Graduação Tecnológica no prazo de 4 (quatro) anos

 

DAS REGRAS PARA ENCERRAMENTO DAS BOLSAS

O encerramento da bolsa ocorrerá quando o aluno:
a) Concluir regularmente o curso Graduação Tecnológica;
b) Descumprir por mais de duas vezes consecutivas as normas acadêmicas e disciplinares da Universidade Estácio de Sá;
c) Obter rendimento insatisfatório no semestre letivo, conforme Parágrafo Sexto da Minuta de convênio firmado entre o ESTADO DO RIO DE JANEIRO, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO EDUCAÇÃO – SEEDUC e a UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.
d) Exceder o prazo de 4 (quatro) anos para a conclusão do curso;
e) Cancelar ou trancar a matrícula.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CONVOCAÇÃO
a) A ESTÁCIO DE SÁpoderá entrar em contato via SMS, mala direta e telefone sinalizando a concessão do benefício ao aluno aprovado;
b) Será divulgada no site da SEEDUC a relação de alunos beneficiados nesta edição no 1º semestre de 2016.

 

MATRÍCULA
a) Os alunosclassificados deverão apresentar obrigatoriamente no ato da matrícula os documentos comprobatórios de conclusão do Ensino Médio;
b) O aluno contemplado pela bolsa terá 4(quatro) dias úteis para realização da matrícula no curso pretendido;
c) Em caso de não comparecimento do aluno contemplado será convocado outro candidato de acordo com a ordem de classificação;
d) Em caso de não comparecimento no prazo devido para a matrícula não caberá ao aluno à solicitação de recurso;
e) Da relação de documentos mínima para a matrícula:
1.Cópia do RG
2.Cópia do CPF
3.Copia do comprovante de residência
4.Documento de comprovação de conclusão de ensino médio (Declaração com prazo de até 30 dias ou certificado de conclusão).


DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A Coordenação do PROSSIGA- Programa de Bolsas de Estudo em Instituições de Ensino Superior - sempre que necessário divulgará normas e avisos complementares.

 

CALENDÁRIO

 

ETAPAS

DATAS PREVISTAS

Período de inscrição para o 1° semestre de 2016

05/10/2015 a 10/12/2015

Realização da provão Estácio(vestibular)nos campi

14/11/2015

Realização da prova do vestibular nos campi ou nas escolas através do consultor comercial

05/10/2015 a 10/12/2015

Divulgação dos alunos classificados

Fevereiro/2016

Período de matrícula

05/03/2016 a 30/03/2016

Período para Reclassificação

01/07/2016 a 20/07/2016

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________