Educação

Notícias

Educação

Colégio Estadual Circulo Operário - Ensino Médio Integrado em Biotecnologia

 13/08/2015 - 16:38h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:45h


Endereço: Avenida Tiradentes, Nº 04, Xérem, Duque de Caxias - CEP 25250 130.


Horário de Funcionamento: 7h às 17h

 

Com Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de Biotecnologia e Metrologia, o Colégio Estadual Círculo Operário, localizado no distrito de Xerém em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, possui instalações e laboratórios específicos para o desenvolvimento das atividades práticas. A unidade é uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

 

Os laboratórios utilizados nas aulas práticas dos cursos de Biotecnologia e de Metrologia contam com equipamento moderno e programas específicos para o desenvolvimento das atividades das disciplinas técnicas. Esta rotina garante aos alunos prática profissional e utilização de novas tecnologias, além de colaborar na promoção do trabalho em equipe.
 

CURSO:


TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
O técnico em Biotecnologia auxilia e executa atividades laboratoriais e industriais, nelas incluído o controle de qualidade, relacionadas à biotecnologia animal e vegetal. Atua na produção de imunobiológicos: vacinas, diluentes e kits de diagnóstico. Colabora com atividades de perícia criminal e investigação genética. Participa de pesquisa de melhoramento genético e atua em processos industriais biológicos. Colabora na investigação e implantação de novas tecnologias relacionadas à biotecnologia animal e vegetal, em especial aquelas que envolvam conhecimentos químicos e biomédicos. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico presente nas unidades de biotecnologia.


O curso tem por objetivo formar profissional técnico para atuar nas pesquisas básica e aplicada em Biotecnologia e áreas afins; executar atividades laboratoriais, de campo e no controle da qualidade relacionado à Biotecnologia; auxiliar na implantação de novas tecnologias, na produção de imunobiológicos e kits para diagnóstico, e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico nas unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.


O profissional técnico tem grande amplitude de possibilidades de inserção no mundo do trabalho, seja na indústria ou em laboratórios, institutos de pesquisa e instituições de ensino. A Biotecnologia transforma a vida cotidiana e o seu impacto atinge vários setores produtivos, o que amplia as oportunidades de atuação. O técnico pode trabalhar em usinas produtoras de álcool e açúcar, indústrias de cervejaria, vinicultura e de enzimas, instituições de pesquisa e desenvolvimento de vacinas e kits de diagnóstico. Pode, ainda, atuar em laboratório de controle de qualidade, com métodos físico-químicos e microbiológicos.
 

 

 

 


  • Fotos

  • IMG_1225.JPG

    3 fotos | Educação | 09/10/2015

    Fotos C.E. Círculo Operário

    Fotos: Marcia Costa



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________