Educação

Notícias

Educação

CEFFA Rei Alberto I - Ensino Médio Integrado em Agropecuária

 13/08/2015 - 16:29h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:44h


Endereço: Estrada dos Três Picos, S/N, Baixada das Salinas, Nova Friburgo - CEP 28633 599.


Horário de Funcionamento: 7h e 45min às 17h


Como escola agrícola e inovadora, o Centro Educacional Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I - CEFFA Rei Alberto I, localizado em Nova Friburgo, na Região Serrana, desenvolve um projeto de Educação do Campo aplicando a Pedagogia da Alternância – numa parceria com o Instituto Bélgica – atendendo a legislação federal que dá às famílias rurais o direito de serem assistidas por uma educação que atenda às suas especificidades sociais, econômicas e culturais. O colégio funciona em horário integral, com cursos de três anos de duração, e valoriza a participação da família no processo formativo do jovem e a inclusão dos estudantes no meio profissional de sua região: a agricultura.


A unidade adota a pedagogia da alternância – proposta educativa voltada para o homem do campo que tem, entre os seus pilares, o desenvolvimento do meio e a formação integral do educando. Para tanto, conta com várias ferramentas pedagógicas organizadas em um plano específico de formação, entendido como reflexo de um currículo integrado. 
Segundo este modelo inovador, o período letivo é dividido entre as aulas regulares, ministradas na unidade escolar, e período de convivência no campo, com supervisão docente, para a colaboração com as famílias de agricultores no trabalho nas lavouras, em que se prioriza a experiência do aluno, valorizando os conhecimentos existentes no meio rural ao que o jovem pertence.
 

CURSO:

 

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 
O técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.


O objetivo do curso é formar profissionais técnicos aptos a atuar no monitoramento de programas preventivos de condições higiênicas na produção animal, vegetal e agroindústria; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, além de fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.


O técnico em Agropecuária poderá atuar em propriedades rurais tanto na administração como no planejamento das atividades agropecuárias, poderá realizar programas de assistência técnica e extensão rural e atuar na área de pesquisa agropecuária.
 

 

 

 

 

 

 


  • Fotos

  • Alunos do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I _fotos Cris Torres01.jpg

    4 fotos | 08/10/2015

    Fotos CEFFA Rei Alberto I

    Fotos: Cris Torres



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________