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Educação Integral

 13/08/2015 - 16:28h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:42h


Programa de Educação Integral 

 

Há um consenso no mundo de hoje de que o processo educacional precisa passar por mudanças que caminhem em consonância com as evoluções do século XXI. Neste sentido, a educação em tempo integral surge com uma proposta diferenciada capaz de oferecer não apenas a extensão da carga horária, como também a oportunidade de uma formação verdadeiramente integral, que considere as competências indispensáveis aos jovens para enfrentar os desafios deste século.


Para os próximos anos, além da evolução e consolidação das ações já implantadas, nosso objetivo é levar esta educação integral a um maior número de unidades escolares do Estado do Rio de Janeiro, a fim de oferecer novas oportunidades de formação para estudantes e docentes, que dialoguem com as concepções do mundo contemporâneo.


Essa nova organização curricular garante maior sentido à aprendizagem cognitiva, integrando os aspectos das disciplinas tradicionais, o raciocínio lógico e o pensamento crítico às competências socioemocionais, permitindo que o ensino tenha conexão com a realidade do jovem, preparando-o para ingressar e se desenvolver no mundo do trabalho e para contribuir em seu entorno social.


Conclui-se, portanto, que a estratégia da educação em tempo integral possibilita o desenvolvimento no aluno do pensamento autônomo e habilidades que impulsionem sua aprendizagem, com o propósito de conduzi-lo ao sucesso, tanto no convívio social quanto na vida profissional.

 

A EDUCAÇÃO INTEGRAL


Está fundado na concepção contemporânea de educação que promove a formação plena do estudante por meio do desenvolvimento das competências indispensáveis para o enfrentamento dos desafios do século XXI. Considera os jovens em sua plenitude e diversidade, situa-os no centro do processo educativo e transforma a escola para o desenvolvimento dessas competências com intencionalidade e evidência.


Compreende um novo conceito para a educação que prioriza a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço de oportunidade para o aluno, com múltiplas possibilidades de formação, levando-o a compreender que o investimento nos estudos é indispensável para seu futuro.


O compromisso da educação do Estado do Rio de Janeiro é com a formação de jovens, para que se conheçam e se autodeterminem. Os estudantes devem ser protagonistas, abertos ao novo; que desenvolvam competências na resolução de problemas e busquem o que desejam. Eles precisam tomar decisões qualificadas, de forma colaborativa, mesmo em situações adversas.


Assim, o Programa parte de duas dimensões “Solução Educacional” e “Dupla Escola” com modelos diversificados para atendimento as necessidades dos estudantes do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista sua Formação Integral.

 

VOCACIONAL / INTERCULTURAL


Percurso formativo que garante ao aluno o domínio e o uso da língua estrangeira de forma fluente, beneficiando-o com a ampliação dos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento – o que é desenvolvido e estimulado através de um trabalho interdisciplinar. O ensino da língua estrangeira é concebido como estratégia para a formação de alunos críticos e autônomos.

 

VOCACIONAL / PROFISSIONALIZANTE


Reúne as propostas de formação técnica de nível médio com formatos diversos, sob a égide da educação integral. Oferecendo ao aluno horário diferenciado e formação plena, a proposta conjuga a formação geral à formação para a cidadania e para o mundo do trabalho.

 

TÉCNICO


Proposta inovadora de educação profissional direcionada aos alunos do nível médio que se operacionaliza a partir dos eixos a seguir descritos:


1. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é modalidade instituída pelo Decreto 5.154/04 que prevê a integração da educação profissional ao trabalho, à ciência e à tecnologia e às diferentes formas de educação. Nesta concepção, a formação técnica integra-se à formação para a cidadania e à educação para a vida, considerando todos os campos em que se efetiva a formação integral do aluno.

 

MÉDIO ARTICULADO


Modelo de educação em tempo integral em que se preconiza a articulação entre a Base Nacional Comum e a Educação Profissional que se concretiza a partir do planejamento integrado das atividades propostas, garantindo ao aluno aprendizado global.

 

SOLUÇÃO EDUCACIONAL


Proposta que prioriza a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Dispensa tratamento integrador ao currículo escolar, baseando-se no conceito de educação plena e relacionando os saberes aos desafios juvenis, ao conhecimento acumulado e a transformação da realidade.

 

MÉDIO DE REFERÊNCIA


Modelo que introduz um novo currículo e nova proposta pedagógica que prevê o desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das disciplinas tradicionais, raciocínio lógico e pensamento crítico) associado ao socioemocional (responsabilidade, abertura, colaboração, comunicação, criatividade e autocontrole)de maneira intencional e estruturada.

 

MÉDIO NOVA GERAÇÃO


Tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea.

 

 

 

UNIDADES DE ENSINO MÉDIO DE REFERÊNCIA

 

Veja aqui mais informações. 

 


UNIDADES DE NOVA GERAÇÃO

 

Veja aqui mais informações. 

 

 

UNIDADES DUPLA ESCOLA


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES (Projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação)

 

• COLÉGIO ESTADUAL COMENDADOR VALENTIM DOS SANTOS DINIZ - Ensino Médio Integrado em Panificação (Projeto NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos)


• COLÉGIO ESTADUAL COMENDADOR VALENTIM DOS SANTOS DINIZ - Ensino Médio Integrado em Leite e Derivados (Projeto NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos)

 

• COLÉGIO ESTADUAL ERICH WALTER HEINE - Ensino Médio Integrado em Administração

 

• COLÉGIO ESTADUAL INFANTE DOM HENRIQUE - Ensino Médio Integrado em Hospedagem

 

• COLÉGIO ESTADUAL DOM PEDRO II - Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo


• COLÉGIO ESTADUAL DOM PEDRO II - Ensino Médio Integrado em Química


• CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MIÉCIMO DA SILVA - Ensino Médio Integrado em Administração


• CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MIÉCIMO DA SILVA - Ensino Médio Integrado em Edificações


• CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MIÉCIMO DA SILVA - Ensino Médio Integrado em Informática

 

• CEFFA REI ALBERTO I - Ensino Médio Integrado em Agropecuária


• CEFFA REI ALBERTO I - Ensino Médio Integrado em Administração

 

• CEIA BARÃO DE LANGSDORFF - Ensino Médio Integrado em Agropecuária

 

• COLÉGIO ESTADUAL HEBE CAMARGO - Ensino Médio Integrado em Telecomunicações

 

• CIEP 117 CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - Ensino Médio Intercultural Brasil - Estados Unidos

 

• CIEP 449 LEONEL DE MOURA BRIZOLA - Ensino Médio Intercultural Brasil - França


• COLÉGIO ESTADUAL HISPANO BRASILEIRO JOÃO CABRAL DE MELO NETO - Ensino Médio Intercultural Brasil - Espanha

 

• COLÉGIO ESTADUAL MATEMÁTICO JOAQUIM GOMES DE SOUSA - Ensino Médio Intercultural Brasil - China

 

• COLÉGIO ESTADUAL JORNALISTA MAURÍCIO AZÊDO - Ensino Médio Articulado – Logística

 

• COLÉGIO ESTADUAL CÍRCULO OPERÁRIO - Ensino Médio Articulado Biotecnologia


COLÉGIO ESTADUAL CÍRCULO OPERÁRIO - Ensino Médio Articulado Metrologia

 

• CIEP 218 MINISTRO HERMES LIMA - Ensino Médio Intercultural Brasil -Turquia

 

• CIEP 111 GELSON FREITAS - Ensino Médio Articulado - Logística

 

COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOÃO - Ensino Médio Articulado – Logística

 

CIEP 493 PROFESSORA ANTONIETA SALINAS DE CASTRO - Ensino Médio Articulado – Eletrotécnica

 

 

 




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