Educação

Notícias

Educação

Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz - Ensino Médio Integrado em Panificação

 13/08/2015 - 16:21h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:43h

Projeto NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos


Endereço: Rua Capitão Juvenal Figueiredo, S/N, Colubandê, São Gonçalo - CEP 24753 560.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 17h
 

O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a criar um colégio voltado para a tecnologia de alimentos: o C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, localizado no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana. O Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo – NATA está implementado dentro da escola.

 

Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e de Agricultura (SEEDUC e SEAPEC), com o Instituto Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL). A unidade oferta Ensino Médio Integrado em Leite e Derivados e em Panificação. A proposta pedagógica é desenvolver um trabalho em que as disciplinas tradicionais estejam permanentemente integradas com as disciplinas de caráter técnico-profissional.


A unidade escolar funciona em uma ampla estrutura física que conta duas bibliotecas (geral e técnica), 04 (quatro) laboratórios de análises microbiológicas e físico-químicas e 02 (duas) usinas piloto, sendo todos os ambientes muito bem equipados. As atividades nas usinas de Panificação e de Leite e Derivados, bem como nos laboratórios, são conduzidas pelos professores da unidade, sendo frequente a interação de professores de disciplinas tradicionais com os professores das disciplinas técnicas. A iniciativa tem por objetivo a ampliação e a contextualização dos saberes; valendo a integração dos docentes como garantia da aplicação prática do conhecimento desenvolvido em sala de aula.

 

O projeto desenvolvido no C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz desenvolve e estimula atividades como monitoria, estágio interno e externo, e atividades de iniciação científica, bem como a participação dos alunos em feiras e congressos das áreas pertinentes aos cursos.

CURSO:

 

PANIFICAÇÃO
O curso tem por objetivo oferecer conhecimento prático e teórico para as atividades de padaria incluindo noções de confeitaria, viabilizando condições para que o aluno desenvolva as competências e habilidades profissionais requeridas pelo setor. O técnico em Panificação produz pães, massas, pizzas e salgados, de maneira artesanal ou de forma industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compras. Organiza a área de trabalho e matéria-prima nas produções de padaria. Executa práticas de manipulação de alimentos. Opera equipamentos e maquinário. Apoia o controle de estoque, custos e consumo. Deve, também, ser capaz de coordenar, supervisionar, planejar e conduzir os processos de produção de alimentos. Cabe a ele avaliar os insumos e a sanidade dos produtos acabados. Para isso, implementa normas que mantêm adequadas as condições higiênico-sanitárias do ambiente, garantindo alimento seguro.


O técnico em Panificação precisa saber trabalhar em equipe, ter boa comunicação e poder de liderança e de decisão. Deve entender a necessidade de seu contínuo aperfeiçoamento profissional. Criatividade e espírito inovador são atributos importantes, assim como flexibilidade para se adaptar às dificuldades do mercado. Além disso, é preciso ser responsável, honesto e ético.
 


 


  • Fotos

  • fachadaNATA _foto Cris Torres.jpg

    3 fotos | 08/10/2015

    Fotos NATA - C E Comendador Valentim dos Santos Diniz

    Fotos: Cris Torres



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________