Educação

Notícias

Educação

Colégio Estadual José Leite Lopes

 13/08/2015 - 16:17h - Atualizado em 09/10/2015 - 14:42h

Projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação


Endereço: Rua Uruguai, nº 204, Tijuca, Rio de Janeiro-RJ. CEP 20510 060.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 17h
 

Para quem gosta do universo tecnológico, o Colégio Estadual José Leite Lopes, localizado na Tijuca, na Zona Norte do Rio, pode ser uma boa opção. A escola de ensino profissionalizante em tecnologia de multimídia é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação- SEEDUC e o Instituto Oi Futuro. Em 2009, a unidade escolar foi eleita pela Microsoft como uma das 32 unidades de ensino mais inovadoras do mundo.


O C.E. José Leite Lopes, que integra o projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação, funciona em horário integral e oferece cursos de Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais. O projeto tem duração de três anos.


Com essa iniciativa, a Secretaria e o Oi Futuro levam a cultura digital à Educação para, assim, produzir formação diferenciada e de excelência. A proposta é preparar os jovens para um futuro como roteiristas, programadores, designers e gestores de TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos.


Os cursos ofertados na unidade estão intimamente ligados e apresentam conteúdos complementares. Por este motivo, os alunos são admitidos para uma 1ª série básica, onde têm oportunidade de conhecer as particularidades de cada curso. Durante este período, os alunos recebem informações importantes sobre as disciplinas específicas e sobre a atuação de cada profissional. Desta forma, na transição para a 2ª série, estão aptos a decidir, com o suporte da equipe da unidade escolar, qual o curso mais adequado às suas habilidades. 


Embora o C.E. José Leite Lopes seja uma unidade com oferta de cursos técnicos de ponta, com utilização de tecnologia avançada e equipamento e aplicativos de última geração, o objetivo principal é o de formar cidadãos. A unidade aposta na tecnologia para desenvolver a habilidade dos jovens na criação de jogos e aplicativos, mas nesta concepção a formação técnica integra-se à formação para a cidadania e à educação para a vida, considerando todos os campos em que se efetiva a formação integral do aluno.


CURSOS:


MULTIMÍDIA
O técnico em Multimídia elabora projetos interativos de comunicação audiovisual através da criação de aplicações multimídia voltadas para vídeos, sons, animações 2D e 3D, páginas WEB, dentre outras, em conformidade com padrões técnicos, de qualidade e de segurança pré-estabelecidos. Desenvolve comunicação visual em meios eletrônicos, organiza e prepara arquivos digitais que podem compor telas para sistemas de comunicação para diferentes finalidades. Aplica técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que complementam estruturas de navegação em mídias digitais. Executa atualização de sites, portais e páginas da web. O curso forma profissionais com perfil amplo e competências necessárias para atuar nas áreas de Web Design, Comunicação e Arte, agregando-se recursos da Tecnologia da Informação (TI).



PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS
Desenvolve jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou aparelhos de videogame. Pode desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresariais e, para isso, analisa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo e as características do grupo a que o jogo se destina.


O técnico em programação de jogos digitais está apto integrar equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Desenvolve recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados nos jogos digitais. Utiliza e manipula os diversos recursos na construção do jogo, devendo garantir a interatividade do jogo.
 

 


  • Fotos

  • Alunos NAVE_foto Cris Torres.JPG

    8 fotos | 08/10/2015

    Fotos NAVE - C E José Leite Lopes

    Fotos: Cris Torres e Marcia Costa



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________