Educação

Notícias

Educação

Mobilidade Interna para Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto

 23/08/2013 - 17:31h - Atualizado em 23/08/2013 - 17:36h

Confira aqui o resultado final


Resultado final

 

Listagem dos candidatos aptos para entrevista individual

 

Listagem dos aprovados para o curso de Formação Inicial

 

Cronograma das entrevistas para avaliação de proficiência no idioma

 

 

INTRODUÇÃO


O Programa Dupla Escola tem como objetivo oferecer mais oportunidades de desenvolvimento aos alunos de Ensino Médio, conectando o estudo com seu futuro profissional e ampliando suas opções de vida. Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla – com horário integral e currículo integrado. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

 

O Ensino Médio Intercultural Brasil - Espanha é um projeto inovador, fruto de um convênio da Secretaria de Estado de Educação com a Consejería de Educación do Governo da Espanha e faz parte do Programa Dupla Escola. Tem como objetivo a formação de jovens protagonistas, críticos e autônomos, com bom conhecimento da língua espanhola e com as competências necessárias ao mundo globalizado do século XXI.

 

Para tanto, o aprendizado da língua extrapola o modelo tradicional utilizado nas escolas de Ensino Básico: além do ensino estrutural da língua espanhola, os alunos terão disciplinas ministradas nesse idioma, a saber, Filosofia, Sociologia, Literatura Espanhola e Hispanoamericana, Geografia da Espanha e História da Espanha. Com isso, não só terão domínio de um novo idioma e grande abertura cultural como, ao final de sua formação, receberão o certificado de dupla diplomação, o que garante aos estudantes a conclusão de Ensino Médio validada tanto em território brasileiro quanto em território espanhol.

 

Para mais informações sobre o programa Dupla Escola, acesse o link: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1149929

 

A fim de garantir o sucesso desse projeto, todos os professores dessa unidade passarão por momentos de formação inicial e continuada, em serviço, voltados para a proficiência em língua espanhola e para a apropriação de metodologias inovadoras de ensino. Além disso, após o início das atividades da nova unidade, serão realizadas durante o ano letivo reuniões semanais de planejamento pedagógico das atividades integradas, envolvendo todo o corpo docente, contando com o comprometimento dos professores numa carga horária de trinta horas (30h) semanais.

 

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A Mobilidade Interna constará de 5 (cinco) etapas, a saber:

Etapa I: Inscrições.

Etapa II: Análise de Currículo, experiência profissional e certificados de conhecimento linguístico, de caráter eliminatório.

Etapa III: Confirmação de Cadastro, de caráter eliminatório.

Etapa IV: Curso de Formação Inicial, de caráter classificatório e eliminatório.

Etapa V: Entrevistas, de caráter classificatório e eliminatório.

 

2. QUADRO DE VAGAS

 

Disciplina

Vagas para curso de formação inicial

Vagas para o CE de Formação em Língua Espanhola

Quadro reserva

Língua Espanhola e Literatura Espanhola

29

03

02

Filosofia (em português e espanhol)

04

01

01

Sociologia (em português e espanhol)

04

01

01

Geografia (da Base Nacional Comum e da Espanha)

04

01

01

História (da Base Nacional Comum e da Espanha)

04

01

01

  

3. LOCAL DE TRABALHO

O Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto estará localizado no bairro do Méier, Diretoria Regional Metropolitana III.


4. CARGA HORÁRIA
A carga horária para o exercício da função de professor nesta unidade Português-Espanhol será de 30 h (trinta horas) semanais, destinando-se 16 tempos para planejamento e pesquisa.

 

5. REQUISITOS

5.1. Para a vaga de docente de Língua e Literatura Espanholas, o servidor deverá atender aos seguintes requisitos:
• Ser servidor da SEEDUC há no mínimo 3 anos, exceto para os servidores lotados no âmbito da Metropolitana III.
• Possuir Licenciatura em Letras – Português / Espanhol, e estar exercendo a docência de língua espanhola no Ensino Médio na rede pública estadual.
• Nível C1 de proficiência em Língua Espanhola, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (O candidato que possua nível superior ao nível mínimo exigido para a função, ou que comprove titulação DELE “Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira” e/ou outros certificados de comprovação de proficiência deverá mencionar essa condição na ficha de inscrição). O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas se encontra em Anexo.
• Possuir disponibilidade para todas as formações e reuniões planejadas para o projeto, estando inicialmente agendado: curso de atualização completo, que se realizará nos dias 16 a 20 de setembro de 2013, no Instituto Cervantes, localizado na Rua Visconde de Ouro Preto nº 62, Botafogo, Rio de Janeiro, num total de 40 h, sendo 8 h por dia, em horário a ser definido.

• Conhecimento da proposta do Programa Dupla Escola.
• Possuir interesse em fazer parte do corpo docente do C.E Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto e disponibilidade para atuar na mesma em um total de 30 horas semanais.
• O professor deverá estar em situação de regular exercício.
5.2. Para a vaga de docente das disciplinas de: Filosofia, Sociologia, História e Geografia, o servidor deverá atender aos seguintes requisitos:
• Ser servidor da SEEDUC há no mínimo 3 anos, exceto para os servidores lotados no âmbito da Metropolitana III.
• Possuir Licenciatura Plena e estar exercendo a docência nas disciplinas acima estabelecidas.
• Nível B2 de proficiência em Língua espanhola, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (O candidato que possua nível superior ao nível mínimo exigido para a função, ou que comprove titulação DELE “Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira” e/ou outros certificados de comprovação de proficiência deverá mencionar essa condição na ficha de inscrição). O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas se encontra em Anexo.
• Possuir disponibilidade de horário para participar dos cursos de formação, estando o primeiro curso previsto para os dias 16 a 20 de setembro de 2013, no Instituto Cervantes, localizado na Rua Visconde de Ouro Preto nº 62, Botafogo, Rio de Janeiro, num total de 40 h, sendo 8 horas por dia, em horário a ser definido.
• Conhecimento da proposta do Programa Dupla Escola.
• Possuir interesse em fazer parte do corpo docente do C.E Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto e disponibilidade para atuar na mesma em um total de 30 horas semanais.
• O professor deverá estar em situação de regular exercício.
OBS.: Os professores dessas disciplinas deverão dar aulas em espanhol, além das aulas regulares em que cumprirão o Currículo Mínimo estabelecido para a Base Nacional Comum.

 

6. HABILIDADES E ATITUDES NECESSÁRIAS

• Habilidade para desenvolver trabalhos em equipe e para resolução de conflitos;
• Planejamento, organização e controle;
• Capacidade de liderança;
• Capacidade de análise e de síntese;
• Tolerância à pressão;
• Fluência verbal e escrita;
• Proatividade e iniciativa;
• Criatividade e inovação;
• Atenção concentrada e difusa;
• Habilidade de negociação e articulação com outros setores;
• Comprometimento;
• Discrição, postura profissional e ética;
• Visão critica e global dos processos.

 

7. DISPONIBILIDADE

• O professor deverá atender a todas as convocações da SEEDUC para formações e/ou reuniões, mantendo-se lotado regularmente em sua unidade e cumprindo a carga horária que lhe é destinada. A SEEDUC emitirá certificado de participação, ou declaração de frequência, caso o professor precise se ausentar da unidade para cumprir compromisso inerente ao percurso formativo exigido para integrar esse novo projeto.

• O professor deverá dispor de 40h (quarenta horas) na semana de 16 a 20 de setembro de 2013, que serão dedicadas ao curso de atualização a ser realizado no Instituto Cervantes: Rua Visconde de Ouro Preto, Nº 62 – Botafogo – Rio de Janeiro. Haverá emissão de certificado de frequência e participação no curso.
• Estão previstos outros momentos de formação para o ano letivo de 2013. Serão dois encontros até final deste ano letivo com toda a equipe docente e diretiva do C.E. Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto em datas e horário a serem confirmados e divulgados pela SEEDUC. O professor selecionado deve estar atento às convocações que serão realizadas pela SEEDUC e viabilizar sua participação nessas formações.
• As etapas de formação relacionadas à proposta pedagógica da unidade escolar exigem frequência integral dos professores convocados, independente da época em que se realizem. Caso o professor apresente alguma falta, sua permanência no projeto deverá ser avaliada pela SEEDUC.
• Os professores de todas as disciplinas deverão ter disponibilidade para participar de formações no período de recesso/férias, caso necessário.
• Os professores deverão ter a disponibilidade de exercer sua função no Colégio situado no bairro do Méier, região metropolitana do Rio de Janeiro, num total de 30h semanais.
• A proposta pedagógica desta unidade prevê a realização de planejamento integrado em período único e conjunto, em que toda a equipe pedagógica, diretiva e docente esteja junta pelo período de 4 horas, uma vez por semana. A carga horária correspondente a esse planejamento já está incluída na carga horária total de 30 horas exigida para o cargo. O momento desse planejamento integrado será definido pela Direção da Unidade Escolar, respeitado o horário definido de cada servidor.

 

8. CURSO DE FORMAÇÃO
• O curso possui um enfoque eminentemente prático, considerando-se a prática docente do professor em relação aos conteúdos aplicados em sala de aula, e versa sobre os aspectos relacionados à metodologia e a didática da língua espanhola para brasileiros, com especial destaque na metodologia a ser aplicada na unidade escolar em questão.
• O curso de formação será ministrado pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil e será realizado no Instituto Cervantes: Rua Visconde de Ouro Preto, Nº 62 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ.
• O curso ocorrerá na semana de 16 a 20 de setembro de 2013, com 8 (oito) horas diárias, totalizando 40 (quarenta) horas.
• Será necessário assistir a 100% do curso e ter realizado todos os trabalhos práticos recomendados para obter um certificado.
• Casos omissos serão analisados pela SEEDUC.
• O referido curso de atualização integra uma das etapas da Mobilidade Interna e após sua realização, serão selecionados os 15 (quinze) candidatos de língua e literatura espanholas com melhor desempenho. Estes professores selecionados, ao fim do curso, permanecerão na Mobilidade e serão encaminhados a etapa de entrevistas individuais para a seleção do quantitativo previsto para compor o corpo docente do C.E Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto.

• Os professores das demais disciplinas que concluírem o curso com aproveitamento compatível com o exigido para a função participarão da etapa de entrevistas individuais para a seleção do quantitativo previsto para compor o corpo docente do C.E Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto.

 

 

9. GRATIFICAÇÃO
• Será atribuída Gratificação de Encargo Especial por Projeto – GEEP, no valor de R$ 1.800,00 (Hum mil e oitocentos reais), a todos os professores da Unidade Escolar pelo trabalho de 30h (trinta horas) semanais.

 

10. INSCRIÇÃO
10.1.Os candidatos interessados em participar do processo de seleção deverão, dentro do período previsto:
• Fazer o download da ficha cadastral no site da SEEDUC (www.rj.gov.br/web/seeduc) e preenchê-la.
• Apresentar currículo atualizado, relatando sua vida funcional na SEEDUC e demais atividades correlatas;
• Apresentar certificados relativos ao conhecimento linguístico;

10.2. Enviar as documentações acima especificadas, impreterivelmente, até 08/09/2013 para o e-mail do processoseletivo@educacao.rj.gov.br, com o seguinte título: MOBILIDADE INTERNA PARA COLÉGIO ESTADUAL HISPANO BRASILEIRO JOÃO CABRAL DE MELO NETO.
10.3 Não esquecer de preencher e enviar a ficha cadastral com os itens: nome, matrícula(s), unidade de lotação, cargo efetivo, disciplina de ingresso, disciplina de atuação (quando for o caso), data de admissão, área de interesse e o motivo da participação na mobilidade.
10.4. A omissão nas informações acima implicará na exclusão da participação.
10.5. Não serão aceitos o envio de quaisquer documentos fora do prazo estipulado.

 

11. CRONOGRAMA

 

Etapas

Prazos

Período para envio dos currículos e fichas de inscrição

23/08 a 08/09/13

Período para análise dos currículos e fichas de inscrição

23/08 a 10/09/13

Confirmação do cadastro (procedimento interno)

11/09 a 12/09/13

Divulgação do resultado inicial e convocação para o curso de formação inicial

13/09/13

Curso de formação inicial

16/09/13 a 20/09/13

Convocação para entrevistas

23/09/13

Período para realização das entrevistas

24/09 a 27/09/13

Divulgação do resultado final

02/10/13

 

 

ATENÇÃO!!!
1. Os servidores que se encontram em Estágio Probatório não poderão participar da seleção interna. Exceto os servidores da Diretoria Regional Metropolitana III.
2. Os servidores selecionados serão lotados no C.E Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto.
3. Se detentor de 02 (duas) matrículas, o servidor deverá informar, no ato da inscrição, a 2ª matrícula, com preenchimento obrigatório do campo destinado a esse registro, informando inclusive, a data de admissão.
4. Esclarecemos que não é assegurada ao servidor a acumulação da segunda matrícula na função pretendida nesta mobilidade. Desta forma, para concentrar as duas matrículas na função, o mesmo deverá autuar processo com essa finalidade, o que será objeto de análise por parte da Superintendência de Gestão de Pessoas – SUPGP.
4.1 Cabe esclarecer que se na 2° matrícula o servidor se encontrar em Estágio Probatório, não poderá ultrapassar o somatório da carga horária de 65 horas semanais.
4.2 Desde que o somatório da carga horária não exceda 65 horas semanais, o servidor poderá prosseguir na seleção interna desde que tenha disponibilidade de horário e se comprometa a cumprir o Estágio Probatório da 2° matrícula, através de uma declaração.
4.3 A análise do pedido de acumulação da 2º matrícula considerará a existência de carência na disciplina de ingresso, na Diretoria Regional de lotação.
5. Esclarecemos que é responsabilidade do candidato o acompanhamento das etapas previstas nesta seleção interna.
6. Os resultados serão disponibilizados no site da SEEDUC, conforme previsto no cronograma.
7. Movimentação de Servidor no período informado e caso seja considerado apto na etapa anterior.
• Movimentação no âmbito da Sede: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir ao Agente de Pessoal de sua área de lotação, para obter a Declaração de Frequência, atualizada, para apresentação ao Agente de Pessoal responsável pela nova área de atuação.
• Movimentação de escolas/Regionais para a Sede: O servidor aprovado na Mobilidade Interna deverá se dirigir à SEEDUC (DRMP – Avenida Professor Pereira Reis, n° 119 – 1º andar - Santo Cristo – RJ), levando consigo a Declaração de Frequência, atualizada, da unidade de origem.
8. Os servidores que encontrarem dificuldade na utilização do e-mail institucional deverão entrar em contato com o Suporte, através do telefone 08006452847.
9. Informamos que o uso do e-mail institucional é obrigatório nas ações da Secretaria.
10. Todas as dúvidas deverão ser dirimidas junto à Central de Relacionamento, através do link no site da SEEDUC.
 

 

Ficha de Inscrição

 

 

Quadro Europeu de Línguas 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________