Educação

Notícias

Educação

Secretaria de Educação assina convênios para novas parcerias do programa Dupla Escola

 10/06/2013 - 16:34h - Atualizado em 10/06/2013 - 16:44h
 » Fotos: Cris Torres

Proposta pedagógica estabelece um modelo de Educação Integral


A Secretaria de Estado de Educação assinou convênios com 11 novos parceiros do programa Dupla Escola nas áreas de Vocação Profissional (Telecomunicação, Saúde e Biotecnologia, Cozinha e Serviço, Tecnologia) e Idiomas (Francês, Inglês, Espanhol, Mandarim e Turco). O evento aconteceu no Salão Nobre, do Palácio Guanabara, nesta segunda-feira (10/06).


Na ocasião, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, falou sobre a oportunidade que os alunos da rede estão tendo de pensar no futuro profissional a longo prazo. Segundo ele, a meta da Secretaria é que, em dez anos, 100% da rede de Ensino Médio seja em formato Dupla Escola.


- É uma meta muito ousada, mas estamos trabalhando para isso. Sem as parcerias e o apoio da área Pedagógica da Seeduc, que também abraçou essa ideia, nada disso seria possível. Além do programa, os estudantes da rede estão tendo a chance de ingressar em grandes Universidades. Recebemos, recentemente, cinco bolsas de estudo da Puc-Rio. Temos, ainda, 20 bolsas do Ibmec e 45 da UniCarioca. São oportunidades extraordinárias para os nossos estudantes, porque muitos deles não conseguem vaga em uma universidade pública – afirmou o secretário.

 

Entre os novos parceiros estão a Microsoft; Libra Terminais S.A. e Multiterminais; Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha e Instituto Cervantes; Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Instituto Confucius; Consulado Geral da França; Instituto Cultural Brasil Argentina/Consulado Geral da República Argentina; Axis Biotec/Cryoprax/Criobiologia Ltda; Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT); Superintendência das Escolas Públicas de Prince George; Fundação Assistencial Xuxa Meneghel e Embratel; e Nissan.

 

Criado pelo Governo do Estado em 2008, o modelo de ensino integrado agrega ao Ensino Médio cursos que oferecem aos alunos competências, atitudes e valores indispensáveis à vida profissional e em sociedade. A nova proposta pedagógica estabeleceu um modelo de Educação Integral voltado para o desenvolvimento de novas habilidades para a formação profissional.

 

Nesse novo modelo pedagógico de ensino, as disciplinas da base comum estão integradas à educação profissional, visando também à preparação para o mercado de trabalho. Atualmente, o Dupla Escola é adotado em unidades da rede estadual de ensino, algumas delas em sistema de parcerias com instituições ou empresas apoiadoras do programa ou em escolas onde a iniciativa é exclusivamente pública.

 

Com um currículo inovador, em jornada ampliada e com foco na formação geral, as disciplinas são integradas de forma a oferecer um processo educacional em que o jovem percebe a utilidade e a necessidade do conhecimento para o exercício de qualquer profissão. E os resultados desse tipo de experiência têm sido estimulantes: a maior parte dos alunos formados por essas escolas no ano passado estão em universidades e/ou no mercado de trabalho.

 

Atualmente, as escolas criadas em parcerias com instituições e entidades são: Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca – em parceria com o Instituto Oi Futuro, oferece cursos de Geração de Multimídia e Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais; Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo - primeira escola de tecnologia de alimentos do Estado do Rio que conta com o apoio do Instituto Grupo Pão de Açúcar, da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL) e da Secretaria de Agricultura (SEAPEC), e oferece cursos de Panificação e Leite e Derivados; Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz - surgiu de uma parceria com a Thyssenkrupp CSA, criando o curso de Administração com foco na preservação ambiental e que funciona em prédio construído dentro de especificações sustentáveis; Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí - com o trabalho do Instituto Ayrton Senna, do Ibmec e da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, a unidade oferece formação em mercado e negócios e a prática esportiva em luta olímpica e esgrima.

 

Entre os colégios de iniciativa exclusivamente pública, a rede conta com o Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde os alunos podem optar por cursos de Administração, Edificações ou Informática. O Colégio Estadual Pedro II, em Petrópolis, proporciona cursos de produção de Áudio e Vídeo e o Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, também na região Serrana (Nova Friburgo), oferece curso de Administração. O Colégio Estadual Agrícola Barão de Langsdorff, em Magé, atende aos alunos da região com curso de Agropecuária e o Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, orienta os estudantes interessados na atividade hoteleira, com curso de Hospedagem.

 

Em 2012, o programa Dupla Escola recebeu o prêmio Barão de Mauá como inovação. O objetivo é que toda a rede, nos próximos dez anos, adote esse modelo de educação integral.

 

Parceiros

Área do projeto de parceria Dupla Escola

Microsoft Ltda

Tecnologia

Libra Terminal rio S.A.

Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda

Estaleiros Enseada do Paraguaçu S.A.

Portos

Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Instituto Confucius

Idioma

Superintendência de Escolas Públicas do Condado de Prince George

Idioma

Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha

Instituto Cervantes

Idioma

Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

Idioma e Cozinha e Serviço

Axis Biotec – Cryopraxis Criobiologia Ltda

Saúde e Biotecnologia

Instituto Cultural Brasil Argentina / Consulado da Argentina

Idioma

Centro Cultural Brasil Turquia - CCBT

Idioma

Fundação Assistencial Xuxa Meneghel

Embratel

Telecomunicação

Nissan

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________