Educação

Notícias

Educação

Quarto ‘Café com Diretores' 2013 acontece em São Gonçalo

 25/04/2013 - 19:26h - Atualizado em 10/05/2013 - 12:51h

Participaram diretores e professores de escolas das regionais Baixadas Litorâneas e Metro II


Nesta quinta-feira (25/04), diretores de escolas e das regionais, professores e IGTs da Baixadas Litorâneas e Metropolitanas II, participaram do encontro anual com o secretário de estado de Educação Wilson Risolia. O encontro aconteceu no auditório do SESC São Gonçalo no Rio de Janeiro.

 

O ‘Café com Diretores’ tem como objetivos divulgar e integrar ações da Seeduc, das diretorias Regionais e das unidades escolares, visando melhores resultados para o ano letivo. Proporciona ainda, um contato pessoal entre diretores, professores e IGTs com o secretário.

 

Desta vez, participaram cerca de 300 profissionais da Educação, de 11 municípios, sendo dez deles da Diretoria Regional Baixadas Litorâneas e um da Metropolitana II. São eles: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Saquarema (Baixada Litorâneas) e São Gonçalo (Metropolitana II).

 

Para a apresentação das escolas, o diretor pedagógico da Baixadas Litorâneas, Luciano de Sant’anna dos Santos, e os diretores regionais da Metropolitana II, Ana Paula Quadros de Azevedo e Maria Carolina Maia Pinto, indicaram professores que apresentaram as boas práticas desenvolvidas nas suas unidades escolares.

 

A Metropolitana II levou professores das unidades de São Gonçalo: Ciep Dr. Zerbini (Colubandê), Ciep Ermezinda Dionízio Necco (Lagoinha) e Ciep Deputada Cristina Tavares (Santa Izabel). Da Baixadas Litorâneas, com sede em Niterói, foram convidados o CE Almirante Frederico Villar (Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo), o CE Embaixador Raul Fernandes (Fonseca, em Niterói) e CE Manuel de Abreu (Icaraí, em Niterói).

 

O encontro contou também com a presença dos subsecretários de Gestão do Ensino e de Gestão de Pessoas, Antonio Vieira Neto e Luiz Carlos Becker Jr, respectivamente.

 

 

Escolas mostram exemplos de boas práticas

Metropolitana II

 

Município: São Gonçalo

 

Diretora Pedagógica: Ana Paula Quadros de Azevedo


Diretora Administrativa: Maria Carolina Maia Pinto

 


O trabalho desenvolvido pelo Ciep Dr. Zerbini foi apresentado pelos professores Francisco Adesildo de Lavor e Sheila Santos Viana. O professor Francisco falou sobre o projeto Pedalando com a Matemática, que incentiva a participação e o envolvimento dos alunos que apresentam resistência a disciplina, além de melhorar o desempenho de suas avaliações internas e externas. Com exemplos práticos, como a construção de poliedros feitos de material reciclado e em origamis, o docente estimulou a participação e obteve melhores resultados.

 

Já a professora Sheila falou sobre a Maratona de Leitura, um projeto interdisciplinar que culmina com a Mostra Literária que é a releitura dos títulos adotados no período, utilizando diversas linguagens. A proposta é despertar e incentivar o hábito da leitura de qualidade.

 

O destaque do CIEP Ermezinda Dionisio Necco foi a adoção de ações de duas práticas pedagógicas em 2013. O Projeto Biologia Marinha, apresentado pelo professor Luiz Otavio Varela de Oliveira, trata-se de excursões pedagógicas para ampliação do conhecimento e cuidados com o meio ambiente. O professor mergulha e coleta espécimes para mostrar aos alunos. A atividade facilitou a socialização dos alunos e fortaleceu, por meio da prática, o conhecimento teórico aplicado em sala de aula.

 

O Projeto Quem não lê não tem nada a dizer, apresentado pela professora Katia Maria Barreto, têm a duração de um ano letivo e envolve toda a comunidade escolar. Professores, funcionários e alunos têm um compromisso com a leitura de autores consagrados, especialmente os da literatura brasileira.

 

A professora Mara Baltazar do Ciep Deputada Cristina Tavares apresentou o Projeto Identidade, que faz parte dos portfólios construídos na unidade escolar. O projeto tem como foco o resgate da autoestima dos alunos e suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. Foram confeccionadas pelos estudantes réplicas de certidões de nascimento e carteiras de identidade, que foram afixadas em mural no corredor da unidade escolar. Em seguida, o professor João Paulo apresentou o trabalho que visa à integração da Arte com a Cultura e as demais disciplinas, valorizando a utilização de materiais reaproveitáveis.

 

 

Baixadas Litorâneas

 

Municípios: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Saquarema

 

Diretor Pedagógico e Administrativo: Luciano de Sant’anna dos Santos

 


O CE Almirante Frederico Villar apresentou um resumo das principais ações desenvolvidas na unidade escolar sobre diversidade, inclusão, oficina de teatro, além de visitas culturais e interativas.

 

O destaque foi o 8º Prêmio - Construindo a Igualdade de Gênero. A unidade escolar ficou entre os sete estados contemplados na categoria escola promotora da igualdade de gênero com o projeto de workshop: Diversidade de Gênero. Mudança de Paradigmas na Sociedade Contemporânea - Uma contribuição da Sociologia na Escola. Os pontos norteadores das ações de socialização são: motivar, acolher e confraternizar. Participaram da apresentação os professores: Sonia Ferreira Jobim de Carvalho, Maria Cristina Taveira dos Santos e Luana Araujo Gomes Melo.

 

O CE Embaixador Raul Fernandes desenvolveu projetos pedagógicos, didáticos e culturais que levassem seus alunos a perceberem outra realidade no campo geral do conhecimento, que se diferenciasse da sua realidade e que os incentivassem a um melhor desempenho tanto na área cognitiva, quanto comportamental. Nesse âmbito, algumas ações foram executadas e trouxeram a melhoria esperada: Foram planejados e desenvolvidos os projetos: “Tudo Azul” (que incentiva os alunos, com viagens e passeios, a melhorarem as notas, a frequência e a disciplina); “Arte na Praça” (exposição em praça pública de trabalhos realizados pelos alunos); “Túnel do Tempo” (pesquisa cultural e produção de material das décadas de 60 a 90, com direito a um baile retrô) e a criação do “Jornal do Rafe”. Apresentaram os projetos: a diretora Sandra Porto Faria, acompanhada pelas professoras Renata Pio de Souza Pini, Graci Kaley Costa Braga e Luciane Gurgel Amaral Santos.

 


O diretor geral Marco Antônio Muniz y Rosado, a diretora-adjunta Clementina Olívia da Hora e as professoras Ângela Rouze Utrini e Carolina Padilha Soares, do CE Manuel de Abreu, apresentaram projetos desenvolvidos pela unidade escolar com ênfase na gestão tecnológica, gestão pedagógica e gestão de recursos, tendo como meta a adesão do corpo discente e docente, envolvendo diferentes temáticas. Entre as ações apresentadas, destacam-se: Projeto PIBID (parceria com a UFF); Projeto Talento; Monitoria de Matemática; Uso da Tecnologia do Laboratório; Mania de Matemática (dicas da disciplina no Facebook), Projeto de Vida (maratona cultural com temas que variam a cada ano. Em 2013, o tema é Vinícius de Moraes), entre outras. A unidade escolar possui um site atualizado com todas as atividades desenvolvidas (mabreu2011.wordpress.com).

 


Antonio Neto destacou o progresso na prática de gestão do ensino, a partir da utilização de ferramentas que foram disponibilizadas pela Seeduc.

 

- Mensurar a evolução do aluno é fundamental. O Saerjinho, por exemplo, funciona como bússola, pois é um instrumento de avaliação – disse, anunciando que em breve haverá um Café com Professores, para formar agentes multiplicadores.


Segundo Becker Jr, o respeito aos professores e demais funcionários no ambiente de trabalho é fundamental.

 

- Todos são parte de uma equipe em que o objetivo final deve ser maior que o individual – destacou.

O secretário Wilson Risolia agradeceu a dedicação de todos e convidou os participantes a continuarem integrados em mais um ano de desafios.

 

- Estimulem seus alunos a participarem das avaliações externas, Saerj e Saerjinho, pois quanto mais precisa for a estatística de avaliação e de participação melhor o remédio que será aplicado para a solução – concluiu, dirigindo-se aos diretores e professores.
 


  • Fotos

  • Antonio-Neto-01.jpg

    16 fotos | 26/04/2013

    Fotos Cafe com Diretores em São Gonçalo

    Fotos Cris Torres



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________