Educação

Notícias

Educação

Seeduc participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade (PNAIC)

 04/02/2013 - 16:06h - Atualizado em 04/02/2013 - 16:25h

A ação visa contribuir para a alfabetização e o letramento de alunos do Ensino Fundamental


Fotos: Cris Torres

 

Professores das redes estadual e municipal de educação participaram, nesta segunda-feira (04/02), do curso de formação para aplicação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade (PNAIC). O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.


O encontro aconteceu no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí. O método do PNAIC utiliza um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Os professores participantes serão orientadores de estudos e deverão ministrar cursos de formação, onde acompanharão a prática pedagógica dos professores alfabetizadores cursistas.


Segundo a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação, Maria Helena Bard, o processo de alfabetização é contínuo e merece atenção especial.


- A alfabetização ocorre no dia a dia, e deve ser voltada para cada aluno. Portanto, o curso tem como foco os planos de aula, as sequências didáticas e as avaliações diagnósticas. Com isso, é feito um mapeamento das habilidades e competências de cada estudante, para traçar estratégias que permitam uma aprendizagem de qualidade – explicou.


Para a coordenadora Geral do Pacto no Estado do Rio e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elaine Constant, os docentes participantes terão uma melhor compreensão sobre o processo de alfabetização.


- Um dos grandes dilemas para os professores é a alfabetização. O objetivo do pacto é fazer com que aos oito anos as crianças já entendam o sistema de escrita e não tenham dificuldades mais à frente – completou a coordenadora.


Durante o evento, alunos do Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, em Santíssimo, apresentaram a peça teatral “Rádio 88 e você”, que trata da alimentação saudável e de elementos químicos. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________