Educação

Notícias

Professores do CE Chico Anysio participam de capacitação

 07/12/2012 - 18:40h - Atualizado em 10/12/2012 - 08:37h
 » Fotos: Cris Torres e Divulgação Escola SEEDUC

Parceria com o Instituto Ayrton Senna prepara educadores para nova proposta metodológica


A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, promove nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/12), na Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Educação, no Andaraí, a primeira etapa do curso de formação para os futuros professores do Colégio Estadual Chico Anysio, que será inaugurado este mês. Durante dois dias, 20 educadores participarão de palestras de especialistas em educação do Instituto com o objetivo de prepará-los para trabalhar com a metodologia da educação integral.

 

O subsecretário de Gestão de Ensino da Seeduc, Antonio Neto, recebeu os professores e acompanhou o primeiro dia de trabalho.

 

- Os professores precisam entender a metodologia da proposta para construírem juntos este projeto. A construção será cotidiana. Desejamos que eles saiam dessa formação entusiasmados e confiantes de sua capacidade de implementar a proposta.

 

Entre os vários temas que serão abordados durante o curso estão metodologia de integração de áreas do conhecimento; desenvolvimento do protagonismo juvenil; práticas do planejamento integrado; desenvolvimento de habilidades cognitivas; fortalecimento da leitura e escrita; e utilização de tecnologia.

 

A segunda etapa do curso acontecerá no início de 2013, de 01 a 08 de fevereiro, o que totalizará 64 horas de formação.

 

Além do Instituto Ayrton Senna, o Colégio Estadual Chico Anysio conta ainda com a parceria do Ibmec, que vai oferecer conteúdos relacionados ao mercado financeiro, com o objetivo de enriquecer a formação do aluno.

 

Também está firmado o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, que vai oferecer aos alunos duas modalidades esportivas olímpicas: luta olímpica e esgrima.

 

A proposta do Colégio Estadual Chico Anysio tem como pressuposto conciliar uma dupla necessidade: superar as condições educacionais que impedem o estudante de concluir os estudos com os conhecimentos essenciais previstos na legislação brasileira e criar oportunidades educativas que ofereçam a esse jovem as competências, atitudes e valores considerados, atualmente, indispensáveis ao trabalho, ao convívio, ao aprendizado permanente, à participação nas questões que afetam sua vida e a sociedade, levando-o, sobretudo, a desenvolver a autonomia necessária à realização de projetos de vida.

 

A estrutura do colégio terá dez salas de aula, biblioteca, laboratório de Informática, laboratório de Química /Física e ginásio esportivo. Inicialmente, serão oferecidas 120 vagas para o Ensino Médio Integrado, que foram preenchidas por meio de processo seletivo.

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________