Educação

Notícias

Educação

Provas do Saerj 2012 começam a ser aplicadas nesta terça-feira

 26/11/2012 - 12:44h - Atualizado em 28/11/2012 - 12:05h

Alunos com melhor desempenho serão premiados com computadores portáteis


De hoje (27/11) até a próxima quinta-feira (29/11), os alunos da rede estadual começaram a realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012. O objetivo principal da avaliação é fazer um diagnóstico do ensino no estado.


Os testes serão aplicados para o 5º ano do Ensino Fundamental (27/11), 9º ano do Ensino Fundamental (28/11), 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Curso Normal (29/11). O mesmo período atenderá aos estudantes das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aos concluintes do Programa Autonomia.


É por meio dos resultados do Saerj que a Secretaria de Estado de Educação identifica as deficiências de cada escola, para que possa atuar visando elevar o nível e a qualidade do ensino oferecido pela rede.


O exame, que avalia os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, analisa as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. As provas de Língua Portuguesa possuem foco em leitura, e as de Matemática buscam testar os alunos na resolução de problemas.


A previsão é de que o resultado do Saerj esteja disponível no primeiro bimestre letivo de 2013.


Resolução institui premiação para alunos da rede que participarem do Saerj


A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (27/11), a Resolução Seeduc nº 4839, que institui a premiação de alunos da rede estadual que participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012.


Alunos do CE 10 de Maio


De acordo com a publicação, os dez mil alunos que obtiverem o melhor desempenho receberão, como premiação, computadores portáteis. A relação dos contemplados ficará disponível no site da Seeduc.


Os alunos que fazem cursos em duas escolas diferentes só poderão receber a premiação por uma das unidades, valendo aquela na qual obtiver a maior pontuação. O mesmo critério será adotado para os estudantes que fazem dois cursos na mesma unidade. Esses concorrerão por um dos cursos, valendo aquele de maior pontuação.


O estudante que não comparecer à cerimônia de entrega terá um prazo de 90 dias para comparecer à Diretoria Regional Pedagógica, responsável por sua unidade escolar, para recebimento do equipamento. Quem não comparecer dentro do prazo estipulado perderá o direito de receber o prêmio.


De acordo com a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Vânia Machado, a premiação tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes no Saerj.


- Para chegarmos a conclusões mais exatas, é importante que o maior número possível de alunos participem das provas. Além de receber a premiação, que reconhece os esforços dos mais dedicados, ao fazer a avaliação, os estudantes cumprem seu papel como cidadãos, contribuindo para a melhoria da educação estadual – afirmou Vânia Machado.
 


  • Fotos

  • Saerj_CE 10 de maio.jpg

    3 fotos | 28/11/2012

    Prova SAERJ

    Fotos: Divulgação



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________