Educação

Notícias

Educação

Tire suas dúvidas sobre a Nova Eja e o Programa Autonomia

 09/10/2012 - 09:56h - Atualizado em 09/10/2012 - 09:56h

Quais as diferenças e as semelhanças entre a Nova EJA e o Programa Autonomia no Ensino Médio?


A Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e o Programa Autonomia têm como objetivo proporcionar que alunos com idade elevada concluam seus estudos em menos tempo e com qualidade. No entanto, o acesso é diferenciado. A idade mínima para a matrícula na Nova EJA é 18 anos, sem limite máximo de idade. No Autonomia, a idade mínima é 17 anos e a máxima é 20 anos. As pessoas com idade entre 18 e 20 podem escolher entre os dois programas.


A Nova EJA foi elaborada em parceria com Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio. Já o Programa Autonomia é uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e é ofertado na rede estadual desde 2009, mas já acontece em outros estados desde 2000. Tanto a Nova EJA quanto o Autonomia têm duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre.


Na Nova EJA, dois módulos terão disciplinas com ênfase nas áreas de Humanas e dois com ênfase nas disciplinas de Ciências da Natureza. Cada módulo terá o mínimo de cinco disciplinas e o máximo de sete. Em todos os módulos da Nova EJA, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática.

 

No Programa Autonomia, o número de disciplinas por módulo também é menor. A diferença é que o conteúdo é ensinado integralmente em um único módulo. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática também são desenvolvidas, em dinâmicas próprias, nos quatro módulos. O Autonomia oferta também as disciplinas de Teatro e Música.

 

A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia em sala de aula. O Autonomia também fornece material didático específico e utiliza o material do Telecurso, livros e DVDs, e a metodologia Telessala.

 

As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. A Nova EJA e o Autonomia têm carga horária diária reduzida. Na Nova EJA, são três horas e vinte minutos por dia. No Autonomia, são quatro horas por dia.

A Nova EJA tem um professor por disciplina e o Autonomia tem um professor para todas as disciplinas. Nos dois modelos, os professores recebem formação específica, de acordo com a metodologia utilizada.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________