Educação

Notícias

Educação

Inscrições abertas para o Programa Fulbright DAI - Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2019-2020

 06/02/2019 - 15:09h - Atualizado em 06/02/2019 - 15:09h

Inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro


Estão abertas as inscrições para a edição 2019-2020 do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI). O Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos Estados Unidos.

 

 

O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.

 

 

As atividades nos Estados Unidos acontecerão de janeiro a maio de 2020 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

 

 

A seleção para participação no programa é constituída de 03 etapas:

1ª etapa: SELEÇÃO ESTADUAL

2ª etapa: SELEÇÃO NACIONAL

3ª etapa: SELEÇÃO INTERNACIONAL

 

 

Orientações para a etapa de Seleção Estadual

 

A Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC-RJ é responsável pela etapa da seleção no estado do Rio de Janeiro. Conforme as diretrizes do programa, cada secretaria poderá indicar até 04 (quatro) professores de seu estado para a etapa seleção nacional.

 

Na etapa de seleção estadual, os candidatos serão selecionados através de análise documental e avaliação da fluência verbal.

 

Os interessados em participar da fase de análise documental, devem preencher e encaminhar os seguintes documentos:

a) Currículo resumido preenchido em inglês; 

b) Formulário de inscrição;

 

Os documentos devem ser preenchidos e enviados para a SEEDUC-RJ através do e-mail: coordenacaodeformacao@educacao.rj.gov.br.

 

As documentações serão analisadas e validadas pela Secretaria de Estado de Educação. Os candidatos aprovados na etapa de análise documental serão indicados para etapa de avaliação da fluência verbal.

 

O processo seletivo da SEEDUC-RJ considerará os seguintes requisitos:

* ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;

* ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal;

* dispender atualmente, no mínimo, 50%, do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede publica de ensino médio regular;

* possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008;

* ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; ter proficiência em inglês;

* ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana.

 

A Secretaria de Educação divulgará o resultado da fase de seleção estadual no site da Secretaria.

 

Envio das candidaturas para a Comissão Fulbright

 

A Secretaria de Estado de Educação encaminhará a lista de até quatro professores aprovados para a análise da Comissão Fulbright.

 

Os candidatos devem, então, submeter sua candidatura à Comissão Fulbright através de inscrição online, em sítio eletrônico indicado pela Comissão do programa.

 

Os candidatos deverão, também, produzir e enviar um vídeo em inglês de até 30 segundos sobre a seguinte questão: What the relevance of your inquiry project and what impacts it could bring to your community and home school?

 

A SEEDUC-RJ apoiará e repassará as orientações necessárias aos candidatos.

O fornecimento parcial ou incorreto de informações pelo candidato, em qualquer etapa do processo de seleção, levará ao cancelamento da candidatura. A Secretaria de Estado de Educação e a Comissão Fulbright não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Não será acolhida inscrição incompleta e/ ou extemporânea.

 

Etapa de Seleção Nacional

 

A etapa de seleção nacional será composta de 03 fases:

Fase 1 – Análise do Comitê

Fase 2 – Análise de Proficiência Linguísitca

Fase 3 – Entrevistas e seleção para Etapa Internacional

 

Na fase de Análise do Comitê, as candidaturas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e pelo CONSED. Nesta fase, serão selecionados até 30 professores para a próxima fase.

 

Os candidatos aprovados pelo Comitê passarão à fase de Análise de Proficiência Linguística, onde farão o teste de proficiência de inglês TOEFL ITP. Será fornecido voucher para a realização do teste de forma gratuita. Quaisquer custos decorrentes da locomoção do candidato da cidade de residência para a cidade de realização do TOEFL serão de responsabilidade do candidato.

 

Os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 500 pontos no TOEFL ITP, serão encaminhados para a fase de Entrevistas e Seleção para a etapa intencional. Os candidatos serão entrevistados por videoconferência ou telefone. Nesta fase, serão selecionados até 8 (oito) candidatos para participarem da seleção internacional.

 

Seleção Internacional

 

Todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um Comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O Comitê recomendara as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB). Os professores serão selecionados para participar do Programa Fulbright DAI com base na experiência educacional, acadêmica e profissional, além da pertinência e impacto do Inquiry Project.

 

Cronograma de Atividades:

 

 

Etapa de Seleção Estadual

 

Período de inscrição no Programa Fulbright DAI

De 06/02/2019 a 19/02/2019

Análise de documentação

De 06/02/2019 a 20/02/2019

Teste oral de fluência no idioma

De 11/02/2019 a 22/02/2019

Data limite para a Secretaria informar a Comissão Fulbright os nomes dos candidatos para a etapa de seleção nacional (até quatro candidatos)

Até 25 de fevereiro de 2019

Data limite para inscrição online e envio dos vídeos dos candidatos para a Comissão Fulbright

Até 11 de março de 2019

 

Etapa de Seleção Nacional

 

Análise do Comitê Fulbright

De 12 a 15 de março

Envio dos vouchers para o TOEFL ITP

Até 19 de março de 2019

Envio do TOEFL Score Report para Fulbright

Até 15 de abril de 2019

Período de entrevistas por videoconferência ou telefone

De 22 a 26 de abril de 2019

Resultado da seleção nacional

Maio de 2019

 

Etapa de Seleção Internacional

 

Resultado da seleção internacional

Setembro de 2019

Orientação pré-partida e entrevista de visto, Brasília-DF

Dezembro de 2019

Início das atividades nos EUA.

Janeiro de 2020

 

 

Para mais informações sobre o programa clique no(s) link(s) abaixo:

- Apresentação sobre Programa Fulbright 

- Fulbright Frequently Asked Questions 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________