Educação
Notícias
C.E Raul Vidal desenvolve ações contra a infrequência escolar
19/07/2012 - 16:13h - Atualizado em 20/07/2012 - 16:23h
» Gabrielli Damazio
Grupo de alunos se mobiliza para ajudar nesse novo processo
Com 20 anos de trabalho no Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói, a orientadora educacional Antônia Crispim está com um novo desafio: diminuir o número de faltas dos alunos da unidade escolar. Por motivos diversos, como ausência de motivação, dificuldade de aprendizagem, horário de trabalho, enfermidades e falta de acompanhamento familiar, alguns jovens deixam de frequentar a escola.

- O lugar do nosso aluno é na sala de aula. Eu preciso vê-lo participando das atividades escolares; que ele sinta prazer, interesse, vontade de estar na escola -, disse a orientadora.
Para isso, ela elaborou uma planilha de frequência escolar. O documento é preenchido pelos professores e entregue toda semana para Antônia. Caso o aluno esteja com muitas faltas, a orientadora começa o processo de resgatar os estudantes, por meio de contatos telefônicos, fichas de acompanhamento, formulários de visita, entre outras ações.
- O trabalho de resgate é feito também por meio da valorização do aluno dentro da escola. Ele precisa se sentir importante e perceber o valor que tem. Isso tudo é feito usando uma linguagem simples e jovem -, afirmou.

Como muitos alunos, Thailane Moreira, de 17 anos, começou a trabalhar e, devido ao horário do emprego, a rotina de ir para a escola ficou em segundo plano. Com o esforço e a conversa da orientadora educacional, a estudante voltou para a sala de aula.
- Ela é de extrema importância, e amiga de todos. A vida é uma longa caminhada, mas tudo começa com o primeiro passo. Ou seja, uma atitude. E o trabalho desenvolvido contra a infrequência foi o primeiro passo para eu voltar para a sala de aula -, disse.
Já Bruna Maria Gomes, de 17 anos, mora em Marimbaia, em São Gonçalo, e ficou duas semanas sem ir à escola, devido à paralisação dos rodoviários, no ano passado.
- A Antônia me ligava todos os dias para saber como estava a situação. Acho muito importante ter a presença dela, porque hoje em dia, muitos jovens não têm apoio dos pais. Ela incentiva os alunos e ficamos com mais vontade de ir para o colégio. É uma mãe para todos nós -, contou.

A diretora da unidade escolar, Nely Affonso Ramos, afirmou que o trabalho vem gerando bons resultados.
- É muito válido. Essa atitude já resgatou muitos alunos, que estão mostrando os resultados. Há mais interesse pelos estudos, estão mais participativos na escola. Os estudantes voltaram com um olhar diferente, uma motivação maior -, comemorou.
Em mais um passo, a orientadora educacional criou um grupo, com 14 alunos que já tiveram problemas com faltas, para desenvolver melhor o trabalho de resgate dos jovens.
- Quando eu vou buscar o aluno infreqüente, eu não quero saber se é sábado, domingo ou feriado. Eu não sou professora só de segunda à sexta-feira, sou todos os dias. Preciso incentivar e atrabalhar para a solução de um problema. Assim, me sinto realizada -, ressaltou.