Educação

Notícias

Educação

Governo do Estado implantará programa de Empreendedorismo em escolas da capital do Rio de Janeiro

 03/08/2017 - 16:25h - Atualizado em 03/08/2017 - 16:41h
 » Fotos Marcia Costa

Projeto será em parceria com a iniciativa privada


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), firmará uma parceria com a Junior Achievement/RJ e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para implantar o programa educativo “Trilha Empreendedora” em 11 escolas da capital do Rio de Janeiro. A iniciativa ofertará atividades voltadas ao Empreendedorismo e atenderá cerca de mil alunos do Ensino Médio, neste ano, a partir do mês de agosto.

 

O convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 31. O evento contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; do presidente do IBP, Jorge Camargo; e da presidente da Junior Achievement/RJ, Mariana Carvalho.

 

– Com mais essas escolas ofertando o ensino de Empreendedorismo, os alunos terão ao alcance um programa piloto de formação pedagógica e profissional – destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

 

Por meio do programa, a Junior Achievement, organização social que estimula e desenvolve o potencial dos jovens para o mercado de trabalho, aplicará a metodologia de ensino e capacitará professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Já o IBP financiará os livros, que terão conteúdos específicos da área de Empreendedorismo.

 

A iniciativa será desenvolvida nas Escolas Técnicas Profissionalizantes da Seeduc que ofertam o Programa Ensino Médio Inovador, o Proemi, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas unidades escolares estaduais. A previsão é que o programa seja ampliado e desenvolvido, em 2018, nas outras unidades que ofertam essa modalidade de ensino.

 

– No primeiro momento os alunos vão participar de dois programas. No próximo ano serão cinco, compondo essa trilha empreendedora – disse a presidente da Junior Achievement/RJ.

 

Segundo o presidente do IBP, Jorge Camargo, essa parceria é importante e levará conhecimento e ensinamentos na área de Empreendedorismo aos jovens alunos de escolas públicas.

 

No início deste ano, a rede estadual de ensino já implantou, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o ensino técnico profissionalizante em Empreendedorismo em 37 escolas localizadas em diversos municípios do Rio de Janeiro. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________