Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca
Notícias
Fiperj apoia a Festa de São Pedro em Jurujuba
29/06/2012 - 16:31h - Atualizado em 02/07/2012 - 11:18h
» Paula Ribeiro
Padroeiro dos pescadores ganha festa com direito a barqueata e a queima de fogos
As comemorações em homenagem ao dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, teve início hoje (29/06), em Jurujuba, Niterói, com a alvorada festiva, salva de 21 tiros, e santa missa realizada na Paróquia do bairro. A festividade vai até domingo, dia 01/07.
A festa, que tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap), contará com shows, barraquinhas de comidas, intervenções culturais, brincadeiras e queima de fogos.
O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon, participaram, ao lado dos devotos e pescadores, do início do evento. Durante toda manhã assistiram a duas missas e seguiram junto à procissão marítima.
O secretário assegura que a festa do padroeiro é muito importante para a comunidade pesqueira. “A barqueata, além de homenagear o padroeiro São Pedro, também chama atenção para a importância da profissão do pescador. É com muita alegria que mais uma vez estamos participando e apoiando essa festa tradicional, que já faz parte da cultura da cidade”, disse Cascon.
No espaço da Fiperj será exposto um aquário com peixes ornamentais e outro que mostra todo o processo evolutivo das rãs. Técnicos da Fundação vão falar dos projetos do Instituto e atender aos visitantes.
Para o presidente da Fiperj, eventos como esse são muito especiais. “Os pescadores formam uma classe que precisa de muito investimento e apoio, pois milhares de famílias vivem desse sustento. Estamos trabalhando para um desenvolvimento cada vez maior do setor, com a participação de todas as comunidades pesqueiras. A partir do nosso estande, podemos explicar e mostrar às pessoas o trabalho que estamos realizando”, afirma Marco Botelho.
Além disso, a festa também tem o apoio da Prefeitura de Niterói, da Secretaria de Estado de Governo e é uma promoção das colônias de pesca de Niterói e do Saperj.
Sobre a Festa de São Pedro
A tradicional festa de São Pedro é realizada há quase cem anos na cidade, e reúne em todas as edições cerca de 50 mil pessoas. A comemoração é marcada por rituais religiosos, incluindo uma missa celebrada pelo arcebispo de Niterói. O evento conta com uma procissão terrestre até o ancoradouro de Jurujuba, uma procissão marítima e o percurso passa pela Baía de Guanabara, praias de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem e Urca.