Desenvolvimento Econômico

Notícias

Desenvolvimento Econômico

Estado promove evento para alavancar artesanato da Serra

 13/07/2011 - 13:18h - Atualizado em 28/07/2011 - 14:28h

Cerca de 600 artesãos da região serão beneficiados por iniciativa que acontecerá neste fim de semana, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava


Rio, 13/07/2011 – Moradores do Estado do Rio de Janeiro e turistas de outros estados têm mais um bom motivo para aproveitar o friozinho na serra fluminense, além de contemplar suas belezas naturais e saborear uma boa comida. O artesanato típico da Região Serrana poderá ser conferido neste fim de semana, de sexta a domingo (15 a 17), durante o evento Artesanato da Serra, que acontecerá das 10 às 18 horas, no Parque de Exposições de Petrópolis, em Itaipava, com entrada gratuita.


Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a iniciativa é mais uma das ações estratégicas realizadas desde janeiro pelo Governo do Estado, com objetivo de alavancar a economia da região, atingida por fortes chuvas em janeiro. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, às 15h, com a presença da subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, e de Maria Lúcia Pezão, esposa do vice-governador Luiz Fernando Pezão.


Além de 50 barracas para expositores, haverá oficinas de artesanato gratuitas e atividades culturais, como apresentação de música, dança, atividades infantis, entre outras. A iniciativa beneficiará cerca de 600 artesãos de grupos produtivos das cidades de Petrópolis, Friburgo e Teresópolis. Também foram convidados artesãos dos municípios de Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim. A idéia é aproveitar a alta temporada de inverno, quando há grande circulação de turistas e visitantes em Petrópolis, e ainda o Festival de Inverno realizado no município.

 


Selo Feito na Serra


As peças expostas no evento terão o selo “Feito Na Serra Carioca”, com objetivo de fomentar o consumo solidário de produtos da região e identificar diferentes produtos da Região Serrana, do artesanato à geleia de frutas típica da serra e até a lingerie do maior pólo de moda íntima do país. Com o slogan “Quem compra, ajuda a reconstruir”, o selo também é estampado em materiais de merchandising para identificar os estabelecimentos que comercializam os produtos da região.


O material traz frases como “Aqui tem produtos da Serra Carioca. Compre e ajude a reconstruir o futuro de milhares de famílias” ou “Juntos para Recomeçar. Compre Produtos da Serra Carioca”. A adesão ao selo é voluntária por parte de supermercados, redes varejistas, lojas e consumidores de maneira geral, em diferentes lugares do Estado do Rio de Janeiro e de outras partes do País. O projeto é assinado pelo designer Ricardo Leite, responsável pelas capas dos discos de Chico Buarque e pela criação de marcas conhecidas pelo mercado, tendo sido recentemente premiado pela nova apresentação da Globonews.

 


Mais sobre o evento

 

O evento Artesanato da Serra é promovido pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedeis, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A iniciativa tem apoio da ONG Atoar e das prefeituras de Petrópolis e demais municípios da região. Foram convidados a expor artesãos cujo trabalho se destaque pela criatividade e perfeito uso das técnicas artesanais.


Segundo a subsecretária Dulce Ângela, ao promover e divulgar o artesanato produzido na região, o Estado pretende fomentar a atividade artesanal e contribuir para a sua valorização, criando novas oportunidades de comercialização desses produtos, além de estimular a integração dos artesãos das cidades serranas e proporcionar momentos de descontração e entretenimento para moradores e visitantes.


- A proposta é abrir mais um canal de divulgação e comercialização para o artesanato da serra fluminense, atraindo público que possa admirar e comprar os produtos dos artesãos locais. O evento se destacará pela exposição e venda de produtos de qualidade, referências locais da região, com princípios de sustentabilidade, criatividade e valor agregado – afirma Dulce.

 


Balanço das ações na região


A subsecretária explica ainda que o evento faz parte do plano estratégico desenvolvido pelo Governo do Estado para apoiar e alavancar a reconstrução econômica da Região Serrana. Outra ação em andamento, em parceria com a Apex Brasil, prevê a realização de rodadas de negócios com compradores internacionais em setembro. Mais de 40 empresas da região, de setores como Moda e Bijuteria, Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Metal Mecânico, Artesanato e Tecnologia da Informação, já manifestaram interesse em participar.


A Secretaria de Desenvolvimento também articulou a abertura de uma linha de R$ 400 milhões pelo BNDES, já liberados, e organizou, no âmbito de seu programa Compra Rio, três rodadas de negócios com foco nas empresas da região, reunindo grandes compradores como Vale, Leroy Merlin, Leader e Zona Sul.


A secretaria promoveu ainda um encontro de negócios voltado para o setor de turismo, no Palácio Itamaraty, Rio de Janeiro, que aproximou empresários de hoteis, pousadas e restaurantes da região de diversas agências de viagem e operadores de turismo da capital. O Governo do Estado também apoiou a Satélite Fevest 2011, feira de moda realizada em junho, pelo Pólo de Lingerie, Moda Praia de Nova Friburgo.

 


Serviço:


Evento Artesanato da Serra
Dias 15,16 e 17 de julho, das 10 às 18 horas
Parque de Exposições de Petrópolis
Estrada União e Indústria 10.000 - Itaipava – tel.: (24) 2222-1299
Entrada gratuita

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________