Desenvolvimento Econômico

Notícias

Desenvolvimento Econômico

Estado lança estudos sobre perfil energético

 12/12/2016 - 16:12h - Atualizado em 12/12/2016 - 16:12h

Os estudos, com foco no Estado do Rio de Janeiro, fornecem informações que possibilitam remodelar a base de dados energética do Estado


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços lança o Balanço Energético (ano base 2014) e a Matriz Energética 2015-2030, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE). Os estudos, com foco no Estado do Rio de Janeiro, fornecem informações que possibilitam remodelar a base de dados energética do Estado, auxiliando politicas públicas para possibilitar a segurança necessária de suprimento de energia e, com isso, estimular o interesse de potenciais investidores.


Mais do que um importante banco de dados sobre energia no Rio de Janeiro, o Balanço Energético é uma ferramenta de planejamento do Governo do Estado para a promoção da segurança energética fluminense nos próximos anos. “O estudo é fundamental para balizar as ações do governo estadual, uma vez que disponibiliza dados importantes para o conhecimento do perfil energético fluminense, com suas demandas e potencialidades”, explica o superintendente de energia, Sérgio Guaranys.


Já Matriz Energética do Rio de Janeiro desenvolve um panorama das condições de oferta e demanda de energia para os próximos quinze anos (2015-2030), tendo como um de seus objetivos específicos fornecer elementos para garantir o suprimento de energia à população e aos meios de produção, com qualidade e menor custo, tendo em vista o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da sociedade. O estudo tem fundamental importância para gerar orientações de ações na área energética analisando os aspectos tecnológicos, econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, de recursos humanos e a interligação entre eles, usando como base a estrutura final da energia, as potencialidades energéticas e considerações socioambientais, assim como as politicas energéticas estadual e setoriais e as novas tendências tecnológicas.

 


  • Arquivos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________