Desenvolvimento Econômico

Cluster Subsea do Rio de Janeiro



O cluster subsea Rio de Janeiro quer atrair e apoiar o desenvolvimento de fabricantes e subfornecedores de equipamentos submarinos para o Estado, que é responsável por mais 80% da produção de petróleo e gás natural brasileiro.


Sede da Petrobras e de todas as empresas operadoras de petróleo que atuam no Brasil, o Rio de Janeiro ocupa posição privilegiada nas operações offshore e prevê um grande investimento no desenvolvimento da infraestrutura de exploração, produção e escoamento das reservas do pré-sal.


São 13 estaleiros que concentram o maior volume de encomendas neste segmento no país e uma elevada concentração de fornecedores do mercado de equipamentos offshore, além de mão de obra altamente qualificada.


É do Rio também um dos maiores polos de tecnologia de exploração e produção de petróleo em águas profundas do mundo com importantes centros de pesquisa e desenvolvimento, como o Cenpes, da Petrobras, e o Parque Tecnológico da Cidade Universitária.


Conheça os mecanismos para atração de investimentos oferecidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e suas empresas – a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin):


- Áreas bem localizadas e aptas a receber investimentos
- Infraestrutura básica
- Excelente logística para escoamento da produção
- Incentivos financeiros e tributários
- Suporte técnico para obtenção de licenças
- Programa de capacitação de recursos humanos

 

 

Faça parte do Cluster Subsea do Estado do Rio de Janeiro!


Para saber mais sobre o programa entre em contato pelo e-mail subsea@desenvolvimento.rj.gov.br.

 

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________